Projeto Despertar tem formatura em Rio das Ostras

Iniciativa beneficiou jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Município

Um dia de histórias de superação. Nesta segunda, dia 25, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Rio das Ostras (Creas), foi realizada a formatura do  Projeto Despertar, que beneficiou jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Adolescentes que trocaram a ilegalidade por horizontes promissores, com mais cidadania e inserção no mercado de trabalho.

O Projeto Despertar tem por objetivo preparar o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa (MSE) para o mercado de trabalho. Parceria da Secretaria de Bem-Estar Social com o Sebrae e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a iniciativa ofereceu, durante três meses, oficinas sobre empreendedorismo, oportunidades no mercado de trabalho, currículo, primeiros socorros e noções básicas de segurança no trabalho.

OFICINAS – Desde o dia 5 de julho, foram promovidos encontros semanais no Creas, todas as quartas-feiras. Ministradas pelo Sebrae, as oficinas abordaram os temas: Jovem Empreendedor, Identidade e Cidadania, Elaboração de Currículo e Entrevista de Emprego, Marketing Pessoal, Planejamento, Identificando Oportunidades e Vendas. 

Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto Despertar, pedagoga Eliara Fialho, a iniciativa possibilita aos adolescentes repensar sua relação com a sociedade e se inserirem no mercado de trabalho. “Disponibilizamos atividades para o fortalecimento da autoestima, a valorização dos seus conhecimentos e orientação para o primeiro emprego. Todos estão de parabéns. Vocês têm o direito de mudar o seu destino”, enfatizou. 
A secretária de Bem-Estar Social, Elizabeth Bousquet, deu as boas-vindas aos formandos e familiares. “Estou feliz em estar nesta confraternização. Esta é uma parceria que deu certo. Vocês, formandos, estão despertando para uma nova vida. O Creas continua de portas abertas, sempre”, ressaltou.

“Nosso objetivo é desenvolver pessoas. Nunca permitam que digam para vocês que não irão conseguir o que almejam. Se fizerem as escolhas certas, serão bem sucedidos na vida”, destacou, emocionada, a consultora do Sebrae Sandra Barbato, que ministrou as oficinas para os jovens do Projeto Despertar.

A formatura também contou com a presença do Doutor Adiel da Silva França, Promotor de Justiça do Ministério Público.

SUPERAÇÃO – Conversando com formandos era possível descobrir histórias de superação, como a do jovem M. V., 18 anos, que trocou o tráfico por um emprego de carteira assinada por intermédio do Projeto Jovem Aprendiz. “As oficinas me ajudaram bastante, principalmente para a entrevista do trabalho. Também ganhei um curso de Informática. Sem o Projeto Despertar não teria a chance de melhorar meu futuro. Precisava mudar de vida, não dava mais para dar tanto desgosto para minha mãe e minha avó”, relatou o adolescente.

“Estou com muito orgulho destes jovens. O Projeto foi desenvolvido para despertar os adolescentes para o mundo do trabalho. Queremos fazer a diferença na vida destas pessoas. Quero que vocês sirvam de exemplo para novas turmas do Despertar”, finalizou a diretora do Creas, Giselly Leão de Oliveira. 

MEDIDA SOCIOEDUCATIVA – A execução da Medida Socioeducativa (MSE) em Rio das Ostras é assegurada pela Lei nº 1875/2014/ Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo  (Simace) – de  28 de novembro de 2014, que institui o sistema municipal de atendimento socioeducativo, nas modalidades de medidas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, destinado aos adolescentes em conflito com a lei.

São oferecidas atividades sociopedagógicas com intuito de estimular o adolescente a repensar seu projeto de vida e buscar novas perspectivas de futuro, visando a não reincidência no ato infracional. 

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.