Projeto “Defesa Civil nas escolas” leva informações para alunos de Rio das Ostras

Projeto “Defesa Civil nas escolas” leva informações para alunos de Rio das Ostras

Com o lema ‘Plantando no presente para colher no futuro’, a Defesa Civil de Rio das Ostras começou a capacitar os alunos da Rede Municipal de Ensino para aumentar a cultura de resiliência das comunidades frente aos desastres. A primeira unidade visitada foi a Escola Estadual Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica, nos dois turnos da quarta-feira, 29 de junho.

Durante a palestra, o assessor técnico Luiz Carlos Carvalho Silva explicou aos alunos o que são considerados desastres naturais e elencou quais ações devem ser tomadas para evitá-los ou minimizar suas consequências. Abordou ainda a necessidade de conscientização da população quanto à prevenção de riscos e a possibilidade de atendimento, de forma sistemática e metodológica.

Para a Defesa Civil do Município, sob a coordenação de Jorge Mazzo, um dos objetivos da ação é incorporar ao currículo escolar, de forma transversal, conceitos de redução de risco de desastres ou acidentes, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas visando ao aumento da resiliência comunitária dentro e fora das escolas.

Na cartilha do projeto, é destacada a importância da conscientização dos alunos sobre os diversos tipos de riscos característicos da cidade de Rio das Ostras e as ações proativas de mitigação de vulnerabilidades.

“É necessário um investimento na mudança de comportamento de crianças, jovens e adultos, estudantes ou não, com o objetivo de produzir uma cultura de prevenção de desastres em toda população rio-ostrense, principalmente, nas famílias que estão localizadas em áreas de maior risco de ocorrência de desastre ou situações de vulnerabilidade”, explicita o documento.

De acordo com o projeto, ao longo do ano, serão tratados quatro temas específicos com os alunos. São eles: Noções de Defesa Civil e prevenção de acidentes domésticos; Educação Ambiental e Desastres Naturais com foco na cidade; Chuvas Intensas e suas consequências na cidade; Noções básicas de primeiros-socorros e cuidados iniciais em situação de emergência. Essa formação será oferecida por um grupo de instrutores da equipe da Defesa Civil com conhecimentos específicos.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.