Projeto Criança no Esporte revela novos talentos em Rio das Ostras

A descoberta de novos talentos para o futebol brasileiro tem que começar pelos investimentos nas categorias de base.  Em Rio das Ostras, a Secretaria de Esporte e Lazer conta com o Projeto Criança no Esporte que, além do incentivo à prática esportiva, vem revelando grandes atletas para o mercado nacional e internacional.

O projeto, destinado a crianças entre 6 a 17 anos, tem como finalidade a formação e a socialização de crianças e jovens, oferecendo instruções práticas e teóricas que possibilitem a sua prática dentro das regras estabelecidas pelas federações, assim como atividades que visem a melhora no desenvolvimento de suas qualidades e habilidades físicas.

 

Ao todo, o Projeto é desenvolvido em oito unidades e atende a mais de 1.600 crianças, divididas em cinco categorias: Fraldinha (6 a 9 anos), Pré Mirim (10 e 11 anos), Mirim (12 e 13 anos), Infantil (14 e 15 anos) e Juvenil (16 e 17 anos).

 

As atividades são desenvolvidas nas unidades: estádios Emília Rosa Guimarães, em Jardim Mariléa; Julieta Carvalho Viana, no Operário; Amaro Mota de Oliveira, no Palmital; Gilberto Mendonça dos Santos, em Rocha Leão; e no Centro de Treinamento Gilson Zarour, em Jardim Campomar. As outras unidades são os campos de futebol soçaite em Nova Cidade, Cidade Praiana e Centro Esportivo Chico Leite.

 

De acordo com um dos professores do Projeto, Geilson “Tidinho” Bastos, um dos objetivos do Criança no Esporte é a formação do atleta. “O projeto é ótimo porque possibilita à criança todo o aprendizado necessário para que ele se torne um atleta completo. Eles aprendem os fundamentos básicos do esporte, aprimorando a parte técnica e física”, avaliou.

 

Das escolinhas do Projeto, muitos atletas já obtiveram êxito no futebol. “Já revelamos grandes atletas como os casos do Amaral, que começou no Flamengo e hoje está no Vitória da Bahia; o Dalton, que começou profissionalmente no Fluminense e hoje está no Fort Lauderdale Strikes, time do Ronaldo Fenômeno nos Estados Unidos; e Vagner Carioca, que no Brasil já passou pelo São Caetano e Madureira e hoje joga na Tailândia, no Port FC”, declarou Tidinho. O professor ressaltou também que hoje em dia, os atletas Mateus Santos e Otávio Manhães estão atuando nas divisões de base do Botafogo, do Rio de Janeiro, e no Noroeste, de São Paulo, respectivamente.

 

 

Para os irmãos João e Heitor Souza, de 12 anos, o Projeto Criança no Esporte é muito importante. “Aqui na escolinha, aprendemos os fundamentos e ganhamos base para o futuro. O professor é bom e nos prepara de forma bem eficiente porque os treinos são puxados”, disse João.

 

 

Heitor tem a mesma opinião que seu irmão e acrescenta que além da prática esportiva, o Projeto incentiva o estudo. “Eu e meu irmão jogamos bola desde pequeno e gostaríamos de seguir carreira caso surjam oportunidades. Mas se não der, vamos seguir a nossa vida estudando e fazendo uma faculdade. Eu, por exemplo, caso não seja jogador profissional, quero ser engenheiro”, comentou.

 

 

O trabalho desenvolvido com as crianças já proporcionou várias conquistas nacionais e internacionais, com equipes campeãs em torneios no Brasil, na Dinamarca e na Finlândia.

 

 

 

INSCRIÇÕES – Quem quiser fazer parte do Projeto Criança no Esporte, deve procurar o Departamento de Inscrições na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Centro Esportivo Chico Leite – Rua Irmã Faustina, s/ nº ou nas unidades esportivas de sua preferência. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem comparecer com seus responsáveis. 

 

Os documentos necessários para inscrição são: duas fotos, fotocópia da carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento, atestado médico recente, declaração escolar para os menores de idade e comprovante de residência.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.