Programação do Dia de Luta das Pessoas com Deficiência é encerrada com festa em Rio das Ostras

Danças, palestra e coral de libras animaram comunidade e integrantes do Projeto Vencendo Barreiras, desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social

Rio das Ostras finalizou nesta quarta, 2, as celebrações pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. As atividades, com apresentação de danças, hip hop, palestra e coral de libras, aconteceram durante à tarde, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, em Jardim Campomar, envolvendo a comunidade e os integrantes do Projeto Vencendo Barreiras, que promove a valorização da pessoa com deficiência no Município. 

Durante o encontro, assistidos pela Secretaria de Bem-Estar Social do Município e pela Apae deram exemplos superação e espontaneidade. O prefeito Sabino prestigiou o encontro e destacou a importância da luta pela igualdade de direitos. “No ano de 1997 tivemos a primeira iniciativa de colocar o Município no programa de educação inclusiva e isso possibilitou que crianças de outros municípios estudassem aqui em Rio das Ostras”, comentou o prefeito.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a data e as comemorações ao longo do mês foram importantes para reconhecer e abraçar ainda mais a luta dos deficientes. “É importante que os usuários dos serviços participem sempre de nossos encontros. Assim podemos lutar juntos pela garantia dos direitos, lazer e acessibilidade. A luta é diária”, destacou.
Uma palestra sobre os “Direitos da Pessoa com Deficiência”, feita pelo psicólogo e coordenador do Ambulatório da Apae de Rio das Ostras, Hugo Neves, motivou os presentes. Ele destacou que ainda existem muitas formas de preconceito. “O primeiro preconceito muitas vezes acontece entre pessoas da própria família. Por isso a importância de entender a deficiência, conviver e jamais excluir o deficiente. Historicamente não fomos preparados para lidar com as diferenças, por isso é preciso mudar vários conceitos”, disse o psicólogo.
DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Em 1982, o dia 21 de setembro foi escolhido para marcar a luta das pessoas com deficiência no Brasil devido a proximidade com a primavera e o dia da árvore, em uma representação ao nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada por meio de Lei federal em 2005. Cerca de 15 porcento da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.