Programa Limpa Rio avança na limpeza do Canal de Medeiros em Rio das Ostras

Programa Limpa Rio avança na limpeza do Canal de Medeiros em Rio das Ostras

Translator

 

Parceria entre Estado e Município reduz risco de transbordamento e ação será ampliada para outros pontos da cidade

O Programa Limpa Rio, do Governo do Estado, está em Rio das Ostras realizando a limpeza do Canal de Medeiros. O trabalho está em fase de conclusão e só foi possível mediante a parceria com o Município.

A limpeza, que deve ser concluída nos próximos 10 dias, já percorreu quase toda a extensão do canal, restando cerca de 400 metros de trabalho.

O Canal de Medeiros é um dos cursos hídricos mais importantes do Município, responsável por escoar grande parte das águas pluviais que cortam a cidade. O serviço de desassoreamento tem como objetivo garantir a fluidez da água, reduzir riscos de alagamentos e evitar transbordamentos em períodos de chuvas intensas. Em alguns trechos, foi realizado um aprofundamento de até 1,5 metro, ampliando significativamente a capacidade de vazão.

O prefeito Carlos Augusto Balthazar que fez questão de agradecer o apoio do Governador Cláudio Castro e do Secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi, destacou a importância da ação e anunciou que conseguiu a ampliação do Programa Limpa Rio que já está atuando na Lagoa de Iriry e passará a atuar em outros canais e rios do município. “Esse trabalho é fundamental para a segurança e a qualidade de vida da população, especialmente das famílias que vivem no entorno do Medeiros”, afirmou.

LIMPA RIO – O Programa Limpa Rio, desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atua em diversas cidades fluminenses com serviços de limpeza e desobstrução de rios e canais. A iniciativa tem contribuído para minimizar os impactos das chuvas, preservar o meio ambiente e melhorar as condições de drenagem urbana.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.