Programa Jovem Cidadão forma mais uma turma em Rio das Ostras

Solenidade, dia 25, reuniu familiares, alunos e servidores envolvidos na formação desses adolescentes

 

Preparar o jovem para os desafios da vida profissional e para as responsabilidades da vida adulta.

Essas são algumas das principais metas do Programa Jovem Cidadão, da Prefeitura de Rio das Ostras. Uma cerimônia na terça-feira, 25, formou a sexta turma, que reuniu 50 adolescentes.  A partir de fevereiro de 2015, eles entram numa nova etapa, quando vão colocar em prática o aprendizado adquirido, atuando nas secretarias municipais. O Programa já formou 400 alunos.

 

“Com o trabalho da nossa equipe e apoio das empresas parceiras conseguimos ampliar os conhecimentos desses jovens, que aprendem sobre ética, segurança do trabalho, meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, segurança, entre outros temas que contribuem para seu crescimento e ainda os prepara para o mercado de trabalho. O sucesso do projeto está visível no índice de empregabilidade desses jovens, que chega a quase 40%”, destacou Rose, secretária de Bem-Estar Social.

 

Cada jovem recebe uma ajuda de custo no valor de meio salário mínimo, que ajuda a complementar a renda familiar. O jovem Isaias Cândido, de 17 anos, cursa o 9º ano do Colégio Municipal Professora América Abdalla. Ele destaca que fazer parte do Programa Jovem Cidadão foi muito bom para seu  crescimento como cidadão, ajudando a lidar com os outros, além de proporcionar oportunidade de conhecer novas pessoas. “Aqui no curso, me certifiquei que vou cursar Direito, pois meu projeto de vida é chegar a ser juiz e poder ajudar as pessoas”, disse Isaias.

 

O Programa também ajudou as gêmeas Sarah e Rachel Lacerda Tavares, de 16 anos, a escolher a profissão que desejam seguir no futuro. Elas cursam o 1ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jacintho Xavier Martins. Sarah quer ser bióloga e a irmã, turismóloga. A aluna revela que sua experiência no curso tem sido muito positiva. A partir de fevereiro ela começa sua fase de aprendizado prático na Secretaria do Ambiente.

Rachel conta que ficou encantada com as oficinas. “Tive oportunidade de conhecer locais na cidade que nem fazia ideia que existiam, sem contar os valores que aprendi, junto com a equipe super dedicada”, finalizou.

 

CRITÉRIOS – Para participar do Programa Jovem Cidadão é preciso ter entre 15 e 18 anos. Também é necessário que os interessados estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental na rede pública e morem há pelo menos dois anos na cidade. Os participantes são classificados a partir dos critérios: renda familiar per capta, área de risco social, faixa etária, escolaridade, situação de moradia (própria, de aluguel ou cedida) e tempo de moradia, especificação de maternidade ou paternidade (com ou sem filhos). 

O Município vai divulgar, em breve, a data de abertura do processo de seleção para novas turmas em 2015.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.