Programa de informática educativa de Rio das Ostras recebe novos bolsistas

Cerca de 250 estudantes de Rio das Ostras já tiveram oportunidade de atuar como bolsistas de informática por intermédio do Print – Programa Pró-Interação.  Na noite desta segunda-feira, dia 28, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla, os 28 novos alunos que vão compor o quadro de bolsistas, junto com seus pais e responsáveis, participaram de uma reunião de boas-vindas. O prefeito Sabino e a secretária de Educação, Andrea Machado, marcaram presença no encontro.

Durante a reunião, o prefeito apresentou a proposta de ampliar o número de bolsistas. Atualmente, o Print oferece 50 vagas que são preenchidas a medida que os participantes se desligam do programa. “Queremos oferecer a mais estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades na área de informática. Pretendemos também promover visitas a empresas de ponta no setor tecnológico sediadas em nossa Zona Especial de Negócios e assim incentivar a descoberta de vocações”, afirmou Sabino.

Segundo Andrea Machado, a reunião com os bolsistas atende aos objetivos da Secretaria de Educação de promover encontros e estar mais próximo dos participantes de todos os programas que desenvolvem. “Esperamos que os nossos alunos tenham uma vivência na área tecnológica, atuando junto aos professores e com outros estudantes nas salas de informática. Nossos jovens estão tendo mais perspectivas e devem aproveitá-las da melhor forma possível”, enfatizou.

O coordenador do Print, Johnny Charles, lembrou que os bolsistas desenvolvem competências e exercitam a responsabilidade. “O programa não é um fim em si mesmo e sim um meio de incentivar esses jovens a desenvolver potenciais”, destacou. Também participaram do evento a diretora do Departamento de Articulação Educacional, Andrea Rezende, e o chefe da Divisão de Educação Digital, Waltemberg Belém, entre outros educadores.

DE OLHO NO FUTURO – Os pais dos novos bolsistas presentes na reunião falaram de suas expectativas com a inserção dos filhos no programa.  “Tenho certeza que o Print vai abrir portas para o futuro profissional da Jéssica, que é muito esforçada”, disse a balconista Vanilda Teixeira. Com 15 anos, a jovem, que cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jacintho Xavier, reforçou: “Acredito que como bolsista vou poder me desenvolver muito na área de informática”.

O estudante Jhonata Mendes, de 15 anos, que também cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jacintho Xavier, já sabe como vai usar a bolsa de meio salário mínimo. “Quero investir na minha formação e pretendo fazer cursos de inglês e na área de informática”, planeja. Os pais de Jhonata, a dona de casa Ana Lúcia e o mestre de obras Carlos Alberto dos Santos, ao lado da filha mais nova, Isabel, revelam todo o orgulho que sentem pelo filho. “Ele sempre foi muito inteligente, esforçado e responsável. Com certeza o Print será uma etapa para que tenha um futuro brilhante”, concluiu Carlos.

 

FONTE: 

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.