Programa de Controle da Tuberculose é avaliado como excelente

Um trabalho excelente. Essa é a avaliação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro quanto ao Programa de Controle da Tuberculose de Rio das Ostras. 

O Programa, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, promove, além do atendimento médico, cursos de qualificação do corpo técnico e atividades educativas com a comunidade – voltadas para a prevenção e orientação sobre o tratamento da doença. O relatório de avaliação, emitido pelo Programa de Pneumologia Sanitária, da Secretaria Estadual de Saúde, foi divulgado em junho deste ano.

O relatório elogia o trabalho da coordenação do Programa de Controle da Tuberculose em nosso município, destacando as iniciativas de qualificação e treinamento, com ampla adesão dos profissionais de saúde do município, o suporte laboratorial – que permite, muitas vezes, que o resultado do exame saia no mesmo dia – e o serviço de radiologia, que possibilita o diagnóstico precoce. Também destaca o trabalho de conscientização e informação realizado com funcionários de fábricas em Rio das Ostras, o que aumentou a captação de sintomáticos respiratórios.

O Governo do Estado também registrou como excelente o trabalho de divulgação de informações sobre a doença na mídia regional e na TV, realizado em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Rio das Ostras.

Neste primeiro semestre, o Programa de Controle de Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde, registrou 22 novos casos inscritos, tendo 16 pacientes em tratamento. Foram realizados cerca de 650 exames baciloscópicos, capacitados 85 profissionais de saúde e realizadas atividades educativas para a comunidade, reunindo cerca de 450 pessoas.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.