Programa da Polícia Militar orienta alunos de Rio das Ostras na prevenção às drogas
Em parceria com a Prefeitura, Proerd formou um grupo de 970 estudantes da Rede Municipal no primeiro semestre do ano
Um grupo de 970 alunos da Rede Municipal acaba de concluir o curso do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, iniciativa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que conta a parceria da Prefeitura de Rio das Ostras.
Em duas cerimônias realizadas na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 27, pela manhã e à tarde, foram entregues certificados aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do curso. As crianças que fizeram as melhores redações sobre o aprendizado adquirido no Proerd conquistaram também medalhas.
“Hoje temos percebido um número significativo de homicídios de jovens por envolvimento em tráfico de drogas e a entrada de menores para esse meio está cada vez maior. O Proerd tem ensinado as crianças a resistir, mostrando a destruição que as drogas fazem na vida de uma pessoa e as consequências que muitas vezes são irreversíveis. Nossas escolas estarão sempre de portas abertas para este projeto”, afirmou o prefeito Sabino, que participou da cerimônia da tarde.
O comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marco Aurelio Guarabyra Vollmer, dirigiu o seu discurso diretamente às crianças concluintes do Proerd. “Daqui a pouco vocês estarão atuando diretamente na sociedade por meio de suas profissões e lideranças comunitárias e poderão colaborar para que outros não entrem neste mundo complicado das drogas”, orientou o comandante.
A secretária de Educação, Andréa Machado, ressaltou a importância da parceria com o Proerd. “Por intermédio desse programa a Polícia Militar comprova que, com informação e diálogo, podemos mudar a vida dos nossos alunos. Reforço o quanto é necessária também a atuação da família e, para os pais que trabalham fora, aconselho a investirem na qualidade das horas passadas com os filhos. Quando semeamos amor, geramos bons frutos”, disse.
Nas redações premiadas, que foram lidas durante as cerimônias de formatura, foi possível perceber o quanto os alunos assimilaram com o programa. “Eu me sinto um privilegiado por participar do Proerd”, afirmou Tales França Drummond, da Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria em seu texto. “Eu aprendi o que devemos fazer para ficar longe das drogas”, escreveu Maria Eduarda de Lima, da Escola Municipal Fany Batista Esteves.
Os pais dos alunos presentes na formatura também aprovaram a iniciativa. “O programa completou e reforçou o que meu filho já aprende na família e na escola. Ele gostou muito de participar do Proerd e nunca queria faltar às aulas nas quintas-feiras, dias do curso”, conta a professora Lilian Mota ao falar da participação do filho Davi Mota, da Escola Municipal Jerônymo Mendes da Costa.
PRESENÇAS – A cerimônia realizada no horário da manhã contou com a participação do subcomandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, major Wallerson Scherrer. Nas duas solenidades, o representante da Coordenação do Proerd, sargento Yassuda Kobayashi, a subsecretária de Educação, Dalva Fragoso, e diretores de unidades de ensino marcaram presença.
ESCOLAS – O Proerd em Rio das Ostras tem como instrutores o 1º sargento Marcelo Iório, o 1º sargento Elielson Ferreira e a soldado PM Cristiane Nacif. Ao longo do primeiro semestre, os três transmitiram os ensinamentos do programa para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas municipais: Ciep Mestre Marçal, Fanny Batista Esteves, Fazendas Reunidas Atlântica, Jerônymo Mendes da Costa, Maria Teixeira de Paula, Nilton Balthazar, Professora Rosângela Duarte Faria, Simar Machado Sodré e Vereador Pedro Moreira dos Santos.
PROERD – O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd é uma adaptação do programa norte-americano Drug Abuse Resistence. Foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo atualmente adotado em todo o território nacional. O programa tem por objetivo a prevenção à toxicodependência entre crianças e adolescentes e, para isso, fornece informações sobre álcool, tabaco e outros entorpecentes; ao mesmo tempo, ensina os estudantes formas de dizer não às drogas e a tomar decisões, lembrando que todas as ações têm consequências, além de trabalhar a autoestima e prevenir o bullying.
FONTE:
Departamento de Jornalismo