Programa Café Debate aborda HIV/AIDS: o preconceito se combate com a informação

Programa Café Debate aborda HIV/AIDS: o preconceito se combate com a informação

O Café Debate encerra o ano de 2023 abordando um tema que ainda enfrenta barreiras de desinformação e preconceito: o HIV/AIDS. Com o lema “HIV/AIDS: o preconceito se combate com a informação”, o programa busca desmistificar alguns tabus sobre a doença e incentivar o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Rio das Ostras nesta quarta-feira, dia 13, às 16h.

O debate visa desvendar mitos e quebrar estigmas relacionados ao HIV/AIDS, muitas vezes responsáveis por afastar pessoas do tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS. A falta de informação, aliada ao preconceito, cria barreiras para a prevenção e o cuidado adequado, impactando diretamente na qualidade de vida dos portadores do vírus.

Os apresentadores do Café Debate receberão, no estúdio, dois convidados especialistas na área. A coordenadora do programa IST/ Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Rio das Ostras trará sua expertise sobre as ações de prevenção e tratamento na região. Ao lado dela estará Elson Santana, educador social, ativista e comunicador da AVISA, que convive com o HIV há seis anos. A presença de Santana promete trazer uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados por quem vive com o vírus.

A expectativa é que a discussão sensibilize e conscientize os espectadores, promovendo a disseminação de informações precisas sobre o HIV/AIDS e incentivando o combate ao estigma associado à doença. É fundamental romper com o silêncio que envolve o tema. A informação é a chave para a prevenção e para o acolhimento das pessoas que vivem com HIV”, explica Bruno Pirozi, jornalista e apresentador. 


Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.