Profissionais da Saúde de Rio das Ostras se preparam para Campanha Julho Amarelo

 

Campanha orienta população sobre as Hepatites Virais

Rio das Ostras se prepara para a Campanha do Julho Amarelo, que é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. O objetivo é intensificar a prevenção e controle dessas doenças, com ações para mobilizar os profissionais da Saúde e a população.

 

De acordo com a coordenadora do Programa IST/HIV/Aids/Hepatites Virais de Rio das Ostras, Bianca Monteiro, a campanha começa na próxima terça-feira, dia 9, com uma atividade de sensibilização sobre hepatites virais para profissionais da Rede Municipal de Saúde, que será realizada a partir das 8h30, na Escola Municipal Francisco de Assis, na localidade de Liberdade.

 

A partir deste evento, as Unidades de Saúde vão realizar ações locais de prevenção, distribuição de materiais informativos e oferta de testes rápidos durante todo o mês de julho.

 

A coordenadora ressalta que as hepatites virais constituem, atualmente, uma relevante questão de Saúde Pública no Brasil e no Mundo, atingindo vários segmentos da população e causando grande impacto de morbidade e mortalidade em sistemas de Saúde, como o SUS.

 

“O diagnóstico precoce desses agravos permite um tratamento adequado e impacta diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Sabemos que a maioria dos casos são assintomáticos e isso faz com que sensibilizações dos profissionais e ações de prevenção e testagem direcionadas a população em geral sejam um importante instrumento no combate às Hepatites Virais”, destaca Bianca, lembrando que uma das metas previstas no Planejamento Anual da Saúde é o aumento da captação desses portadores para agilizar diagnóstico e tratamento.

 

TESTES RÁPIDOS – No dia 20 de julho, profissionais da Saúde estarão na Praça José Pereira Câmara, no Centro, das 8h30 às 17h, com orientações e distribuição de material informativo. Os testes rápidos serão realizados na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que conta com a parceria da Pastoral da Aids, Conselho Gestor do SAE e Pastoral da Saúde.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.