Professores riostrenses se preparam para receber 20 mil alunos na rede municipal

Palestras sobre dependência química são realizadas na abertura do ano letivo

Cerca de 1,4 mil professores da escolas municipais de Rio das Ostras participam nas próximas quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, da Abertura do Ano Letivo 2009 no Ginásio Poliesportivo do Colégio Professora América Abdalla, em Nova Esperança. Durante o evento, os educadores vão assistir a palestras sobre medidas sócio-educativas e dependência química. As aulas começam na segunda-feira, 9, para aproximadamente 20 mil alunos, dos quais 2,6 mil são novos na rede pública.

"Queremos orientar os professores a conduzir da melhor forma os estudantes que apresentam distorção de comportamento e, ao mesmo tempo, ajudar na prevenção do uso de drogas. Sabemos que especialmente o consumo de crack, uma droga perigosa que tem custo menor e vicia em menos tempo, está crescendo no interior do Estado do Rio e os educadores devem conhecer seus riscos para alertar os alunos", explica a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Com início previsto para às 9h da quinta-feira, a Abertura do Ano Letivo começa com a palestra "A Municipalização das Medidas Sócio-Educativas", que será ministrada às 10h pelo Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cabo Frio, Carlos Sérgio Saraiva. Em seguida, haverá um momento para respostas às perguntas dos educadores.

O evento prossegue à tarde com as seguintes palestras: "Jovens Empreendedores, Primeiros Passos", às 13h, com Marília Faria, do Sebrae; "Um Olhar sobre a Dependência Química", às 14h, com Geysa Müller, coordenadora do Programa de Saúde Mental de Rio das Ostras; "Uso de Substâncias, Questões da Atualidade", às 15h, com Maria Aparecida Tavares, psicóloga especialista em dependência química; "Prevenção em Dependência Química, um grande desafio", às 16, com Georgina Xavier, terapeuta ocupacional.

Na sexta-feira, às 9h, haverá o lançamento do Referencial Curricular de Rio das Ostras, seguido pela mesa-redonda "Um Novo Olhar sobre a Sala de Aula", com as educadoras Georgina Martins, Luciana Andrade e Maria Cristina Chagas e a mediação de Cezar de Santa Ana, da Equipe de Apoio Pedagógico dos Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.