Professores participam de capacitação do Plano de Gerenciamento Costeiro de Rio das Ostras
Apostando no poder da Educação de multiplicar boas ideias, professores de Geografia e Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), das redes pública e privada de Rio das Ostras, foram convidados a participar da capacitação que aborda os principais temas relacionados à gestão da zona costeira do município.
Fruto de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Educação, Esporte e Lazer, o curso é gratuito e acontece entre novembro de 2020 e março de 2021. A ação busca contribuir para a consolidação e disseminação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro de Rio das Ostras e levantar o debate sobre a importância de conservar e desenvolver, de forma ordenada e sustentável, o patrimônio territorial de Rio das Ostras.
Na prática, são sete encontros virtuais com cerca de 2 horas de duração, sendo 60 minutos de conteúdo e mais 60 minutos de perguntas e respostas. As aulas são acompanhadas também de exercícios práticos. Todo o programa do curso tem como base a construção do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.
Novos conceitos de natureza ambiental, social e econômica, atualização e reforço de conceitos nas áreas da geografia, meio ambiente, história e economia, ambientes marinho e costeiro, bem como as políticas públicas ambientais, urbanas e setoriais são temas contemplados na capacitação.
“Levar para a população do Município um processo tão importante, inovador e complexo, exige também um amplo efeito multiplicador. Para isso, a capacitação de professores da rede escolar de Rio das Ostras tende a ser uma estratégia adequada, pois, além de atualizar os educadores, tem a capacidade de alcançar a população escolar e suas famílias, atingindo assim parte considerável da população”, afirmou Jolnnye Abrahão, superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e responsável pela coordenação do projeto.
A professora Daiana Dias, da Rede Municipal de Ensino, afirma que o curso ministrado pelo também professor Marcos Polette tem contribuído de maneira significativa para o aprendizado e reflexão sobre a cidade de Rio das Ostras. “Há uma grande troca de ideias sobre os novos conceitos e de como construir a identidade com os alunos. E para nós, professores, a possibilidade de contribuir com ideias para o Plano Municipal é muito bem recebida. Nossa expectativa, agora, é para a aula de campo que acontecerá ao final do curso”, destacou Daiana.
PARTICIPAÇÃO POPULAR – O Projeto de Lei do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro de Rio das Ostras – PMGC/RO está disponível no link https://www.riodasostras.rj.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.