Professor de Rio das Ostras vence etapa regional do Prêmio Magda Soares
Pedro Henrique Leite Ribeiro foi destaque em práticas de alfabetização entre educadores das cidades do Norte Fluminense
A Rede Municipal de Rio das Ostras foi a vencedora da etapa regional do “Prêmio Magda Soares: transformando vidas pela leitura”. O projeto desenvolvido pelo professor Pedro Henrique Leite Ribeiro, da Escola Municipal Simar Machado Sodré, concorreu com outras sete cidades do Norte Fluminense, levando o prêmio de melhor experiência de alfabetização. Com a vitória, o Município concorrerá à etapa estadual da iniciativa – promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Intitulado como “Arca de Vinícius: embarcando com poesia na alfabetização”, o projeto do professor Pedro foi desenvolvido no ano letivo de 2023, com alunos do 1º ano. O objetivo foi tornar a alfabetização dos estudantes mais leve, divertida e eficaz com atividades baseadas no escritor Vinicius de Moraes. O trabalho envolveu uma réplica de papelão da “Arca de Vinicius”, contação de histórias, confecção de textos, rimas e artesanatos, encenações musicalizadas, além de uma peça teatral que envolvia as músicas e as poesias trabalhadas em sala de aula, a partir da obra do autor brasileiro.
Após seleção realizada na etapa municipal, o projeto foi apresentado na cidade de Campos dos Goytacazes e garantiu a primeira colocação na fase regional do Programa. As etapas aconteceram nos meses de maio e junho, respectivamente.
“Foram momentos de muito aprendizado e de muito compartilhamento de saberes e experiências acerca da alfabetização. Foi muito bacana e muito prazeroso poder conhecer novas perspectivas. O concurso fala muito sobre o reconhecimento de nós, profissionais, e da importância de um projeto de alfabetização contextualizado. Esse prêmio não vem apenas com as intitulações, mas também com as possibilidades de compartilhar o fazer alfabetizador”, contou o professor Pedro.
ETAPA MUNICIPAL – A etapa municipal, promovida entre os dias 21 e 23 de maio, reuniu quatro projetos desenvolvidos em salas de aulas riostrenses. Os trabalhos foram avaliados por um comitê – composto por profissionais da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e por professores orientadores da Rede Municipal. Todos os projetos receberam certificado pelo reconhecimento das práticas criativas que estimulam o aprendizado de forma eficaz e inovadora.
PRÊMIO– O prêmio Magda Soares tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas, no âmbito da alfabetização, que expressem inovação educacional, baseadas nos critérios de impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento e inclusão.
A etapa estadual está prevista para o mês de novembro. Os trabalhos serão avaliados por membros do Comitê Nacional Criança Alfabetizada do Estado do Rio de Janeiro.
“A meta é permanecer defendendo o projeto, levando o nome do Município e da escola, e, principalmente, ressaltar e agradecer a todos que participaram desse trabalho, desde os profissionais até os alunos e seus responsáveis. Mostrar que é possível fazer uma alfabetização baseada na literatura, rica em experiências, para que as vivências dos alunos sejam marcantes”, defendeu o professor Pedro.