Procon de Rio das Ostras tem operações para Dia dos Pais
Dia dos Pais está chegando e a procura pelos presentes aumenta. O coordenador executivo do Procon Rio das Ostras, Rafael Macabu, orienta os consumidores para evitarem arrependimentos nessa data especial.
Os fiscais do Órgão estão nas ruas acompanhando as promoções e as ofertas divulgadas visando garantir os direitos dos consumidores de nossa Cidade.
“É muito importante prestar atenção na hora das compras em lojas físicas para evitar o arrependimento posterior, devendo observar a política de troca de cada estabelecimento comercial no ato da compra. Damos algumas orientações para que as pessoas façam uma compra segura”, declarou o coordenador.
Para as compras de forma geral, é necessário que a pessoa fique atenta em todos os detalhes, principalmente nas condições para troca de produtos. Pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou realizada por catálogos essa atenção deve ser redobrada.
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para a compra pela internet, a pessoa tem o prazo de sete dias para desistência após a chegada do produto, mesmo sem ter motivo aparente para o cancelamento.
Uma das recomendações é verificar a segurança do site. Faça uma pesquisa e compre em lojas conhecidas e de credibilidade, que tenham Certificado de Segurança, evitando sites desconhecidos. Ao efetuar a compra online, capture todas as telas para ficar com o registro de todo o passo-a-passo até a finalização da compra. Guardar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível.
PAGAMENTO – Na hora do pagamento, dê preferência ao pagamento via boleto bancário ou com cartões virtuais oferecidos pelas instituições bancárias, que disponibilizam número de temporário gerado pelos aplicativos. Se o número gerado não for utilizado, ele irá expirar automaticamente em um determinado prazo, com ele as compras ficam ainda mais seguras.
Os consumidores também devem observar o prazo de entrega dos produtos, pesquisar preços, exigir a nota fiscal e prestar atenção nos juros em compras parceladas. É preciso tomar cuidado com os preços promocionais.
Alguns estabelecimentos e sites oferecem descontos a clientes fidelizados por algum cartão, cadastro ou ao utilizar um meio de pagamento específico. Nos cartazes das ofertas, muitas vezes o valor do produto é apenas para esses clientes, e o preço para o público em geral está em letras menores. Além disso, é importante verificar, na hora de finalizar a compra, se o preço registrado é o mesmo que estava sendo ofertado. Prestar atenção no valor sempre é fundamental.
Caso o estabelecimento não esteja cumprindo as regras do Código de Defesa do Consumidor, podem ser efetuadas denúncias por meio dos canais de atendimento do Procon.
O whatsapp da fiscalização é o (22) 2771-6581 e o endereço eletrônico de e-mail é o faleprocon@gmail.com. É possível também enviar fotos dos estabelecimentos que não estiverem cumprindo com as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC).