Procon alerta sobre armadilhas do Black Friday

A Black Friday, época que as lojas e departamentos efetuam suas vendas com descontos, está chegando e isso pode acabar representando um grande problema para os consumidores de uma forma geral. O Procon de Rio das Ostras dá algumas dicas para não comprometer o orçamento neste final de ano. 

De acordo com a coordenadora executiva do Procon de Rio das Ostras, Luciana Oliveira, uma das maneiras mais efetivas de driblar as armadilhas de ocasião continua sendo o bom e velho hábito de pesquisar os produtos em diversos locais e comparar os preços. 

Dentre as dicas aos consumidores, estão: 

– O consumidor não deve comprar por impulso, pois esse é o primeiro passo para o superendividamento. Comprar somente o necessário ou planejado; 

– O consumidor deve fazer uma pesquisa de preço do produto que pretende adquirir dias antes, para que no dia da compra tenha condições de avaliar se o produto realmente se encontra com preço mais baixo, para não cair em uma Simulação de Descontos; 

– Anunciar produto não disponível no estoque é publicidade enganosa. Ao divulgar a oferta, a empresa deve informar a quantidade disponível para a venda. E, assim que acabar, retirar os anúncios e informar aos clientes sobre a falta. O consumidor enganado pode escolher outro produto de qualidade igual ou superior na loja ou cancelar o negócio, tendo o valor devolvido em dobro se houver cobrança indevida, sem prejuízo de reparação por dano moral em casos considerados graves pelo Judiciário; 

– Em compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, catálogos ou internet, o consumidor tem o direito de arrependimento. O prazo para desistir da compra é de 7 dias a partir do recebimento da mercadoria; 

Nas compras feitas pela internet a primeira providência é garantir a segurança e a confidencialidade da transação eletrônica e de seus dados pessoais. Nesse caso, é necessário saber a procedência e referências sobre o site em que pretende adquirir produtos ou serviços. Na página da Fundação Procon-SP, http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php você encontra a relação de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, for! am notificados, não responderam ou não foram encontrados. 

Ao confirmar a contratação do produto ou do serviço, imprima ou salve todos os documentos que comprovem a relação, como o número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios. O produto deve vir acompanhado de nota fiscal. 

Consulte sempre os comentários sobre a empresa, anote o número do CNPJ, telefone e endereço. Se possível compre em sites que algum amigo já comprou e aprovou. Seguindo estas dicas você fará compras mais seguras. 

Exija sempre nota fiscal, pois ela é o comprovante da compra realizada. Além disso, a nota fiscal possibilita ao consumidor usufruir dos seus direitos, caso o produto apresente algum problema. 

Qualquer dúvida, entre em contato com o Procon Rio das Ostras, que funciona no Centro de Cidadania, situado à Rua das Casuarinas, 595, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para mais informações é (22) 2771-6581.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.