Primeiro Festival de Pizza de Rio das Ostras entra na fase decisiva

Dezenove pizzarias participam do festival que termina domingo, dia 24

O julgamento técnico do Primeiro Festival de Pizza de Rio das Ostras aconteceu, nesta segunda, dia 18, no Espaço Gourmet, instalado na Praça São Pedro, no Centro. Os pizzaiolos tiveram 15 minutos para preparar duas pizzas, sendo que uma foi avaliada pelos julgadores e outra servida ao público que prestigiou o evento, que também contou com a presença dos donos das pizzarias participantes, e de Mário Taconi, conhecido como o pizzaiolo do Faustão.
A comissão julgadora foi composta pela turismóloga Carla Ennes; Júlio França, representante da Casa Valduga, no Rio de Janeiro; Lueny Mynssen, agente de negócios do Senai – Macaé; e Rafael Zibelli Neto, presidente no Brasil da União dos Italianos no Mundo, que fez uma avaliação positiva do festival e do nível dos participantes. “Não estamos aqui apenas para julgar as melhores pizzas. Nosso objetivo é incentivar os participantes a descobrirem novas técnicas para aplicar em seus estabelecimentos. É muito importante que as pizzarias da cidade mantenham a identidade e a marca registrada de cada uma, assim é possível fidelizar a clientela”, destacou Rafael Zibelli, que também presidiu o júri.
A dona de uma pizzaria que participou do festival, Rosângela Lattanzi, fez a apresentação de sua pizza e aprovou a iniciativa. Carioca e filha de italiano, a comerciante escolheu Rio das Ostras para morar e investir. Há 3 anos ela atua no ramo gastronômico e não se arrepende. “Essa é uma ótima iniciativa da Prefeitura que oferece oportunidade aos empresários para apresentarem seus trabalhos. O festival de pizza também acontece numa época importante para a cidade, onde o festival e jazz e blues atraiu milhares de pessoas para cá. Ainda aproveitamos o Dia dos Namorados, uma data importante para o comércio”, destacou Rosângela.
SUCESSO – O 1º Festival de Pizza de Rio das Ostras é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Turismo, Indústria e Comércio, e está sendo realizado diretamente nas pizzarias participantes até o próximo domingo, dia 24. As pizzas são de tamanho médio e tem o preço fixo de R$ 18, com direito a degustação de uma taça de vinho ou suco de uva. O consumidor também pode votar na sua pizza preferida e para isso tem acesso a uma cédula nos estabelecimentos participantes. A melhor pizzaria e o melhor pizzaiolo serão conhecidos no próximo dia 27. O empresário que vencer na categoria melhor pizza salgada ganhará uma viagem a uma vinícola, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Sérgio Azevedo, Assessor de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, destacou a importância do evento. ”Rio das Ostras está na vanguarda e realiza o primeiro festival de pizza público que se tem notícia. Com isso, estamos aquecendo o mercado e proporcionando mais oportunidades aos comerciantes e empresários do município, além de atrair mais turistas para a cidade, a exemplo do que já acontece com o Festival de Frutos do Mar”, enfatizou. O proprietário da Adega Cocoricó, Leonardo Khouri, e a sommelier Vivian Maia, integrante da Associação Brasileira de Sommeliers, também destacaram o fato de um festival assim incentivar o consumo de outras bebidas como o vinho e o suco de uva na região.
WORKSHOP DE PIZZA – As tardes de sábado e domingo, 16 e 17, foram saborosas e produtivas para quem passou pela Praça São Pedro, no Centro, onde aconteceu um workshop de pizza. Quem participou do encontro, aprendeu a fazer uma boa massa caseira. Moradora de Nova Cidade, Alice Passos, dona de casa, foi com a família aprender a oficina gastronômica. “Quando ouvi o anúncio no rádio logo me interessei, pois até então não sabia fazer pizza em casa. Achei maravilhosa a ideia da Prefeitura. Aprendi muito com a aula”, declarou a moradora de Rio das Ostras.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.