Primeiro dia de Campanha de Doação de Medula mobiliza centenas de pessoas em Rio das Ostras
Cadastramento de doadores, feito em parceria entre Prefeitura e Hemorio, acontece até sábado, 20, de 8h às 17h, no Parque da Cidade
A população de Rio das Ostras abraçou a causa e centenas de pessoas já compareceram nesta sexta, dia 19, para se cadastrar como doador de medula óssea. A campanha, que pretende ampliar o número de possíveis doadores de medula no Brasil, está sendo realizada em parceria entre a Prefeitura e o Hemorio. A ação se concentra no Parque da Cidade, em Nova Cidade, entre 8h e 17h. Uma equipe com 14 pessoas faz o cadastramento dos voluntários e coleta uma pequena quantidade de sangue para análise de cada voluntário.
Renato, Paulo, Marina, Cláudia… donas de casa, comerciários, guardas municipais e policiais militares. Todos atenderam ao chamado e compareceram nesta sexta para se inscrever no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que faz parte do Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
Gustavo Di Calafiori foi um dos que não mediram esforços para contribuir. Assim que teve conhecimento da campanha se motivou e compareceu logo pela manhã. “O fato de alguém estar precisando é um motivo mais do que suficiente para um ato de solidariedade”, comentou.
Márcia Cardoso e Jociane Custódio são servidoras públicas e também ficaram felizes em participar da campanha. Para elas, a possibilidade de ajudar outras pessoas é o que importa. “Eu sempre tive vontade de participar de uma campanha dessas. Ainda bem que está acontecendo aqui em nossa cidade”, comentou Márcia.
A coordenadora da campanha, Vanessa Andrade, diz que a meta do Hemorio é cadastrar cerca de 2 mil pessoas em Rio das Ostras. Ela lembra que desta forma é possível descobrir possíveis doadores compatíveis, e assim, aumentar as chances de quem precisa de um transplante de medula. Para portadores de leucemia e outras doenças do sangue, o procedimento pode ser a única esperança.
CADASTRO – Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar boa saúde. O candidato deverá apresentar um documento oficial de identidade com foto. É importante destacar que os voluntários não podem ser usuários de drogas e não ter tido nenhum tipo de câncer ou doença hematológica, mesmo que já estejam curados. No momento do cadastro serão coletados 5 ml de sangue. Para isso não é necessário estar em jejum, porém, é preciso evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a coleta.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo