Presidente da Junta Comercial do Estado visita Rio das Ostras
Encontro debateu vantagens da utilização do Sistema de Registro Integrado para municípios
Rio das Ostras sediou nesta quinta-feira, dia 11, no auditório da Fundação de Cultura do Município, no Centro, encontro sobre a utilização do Sistema de Registro Integrado (Regin) para abertura de empresas. A reunião contou com a presença do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Carlos de La Roque; e da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes; além de representantes da Fecomércio (Rio de Janeiro) e do Sebrae.
O Regin é um sistema informatizado que visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e Prefeituras Municipais.
No evento, Carlos de La Roque explicou que o sistema agiliza o funcionamento das empresas. “Ele permite a manutenção do cadastro das empresas que atuam no município. Com ele, a Administração Municipal passa a ter o controle de informações importantes. Hoje temos empresas que funcionam sem alvará e com o Regin isso não irá ocorrer mais. Também podemos mudar o sistema de acordo com a realidade das prefeituras”, destacou o presidente da Jucerja.
“Sou um entusiasta do Regin. Ele representa uma proposta de modernização para todos. O sistema dá celeridade para as empresas e prefeituras, facilita de fato a abertura de negócios”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras (Aciro), Flávio Poggian.
De acordo com Dilson Barbosa, Diretor do Departamento de Administração Tributária (Deat) da Secretaria de Fazenda de Rio das Ostras, o sistema possibilita analisar as pendências que o empresário deve atender para abrir seu negócio no município. “Rio das Ostras tem a intenção de utilizar o Regin. Ele irá trazer diversos ganhos para a Administração Pública, como informações em tempo real das empresas que estão sendo abertas na cidade, o que vai combater a sonegação e, consequentemente, aumentar a arrecadação de tributos”, ressaltou.
Também participaram da reunião o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Rio das Ostras, Leonardo Dantas; o consultor do Sebrae Mario Max Carvalho e servidores das Secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Quissamã.
ABERTURA DE EMPRESAS VIA REGIN – Quando o munícipio adere ao Regin, os primeiros passos para a abertura de empresas ficam muitos mais fáceis. Primeiramente o empresário deverá fazer a consulta de viabilidade via Regin.
Esta consulta é um conjunto de procedimentos disponibilizados pelas instituições participantes do sistema que proporciona uma consulta antecipada a estas instituições, para verificar a viabilidade da implantação da empresa. O pedido é feito diretamente no portal da Junta Comercial do Estado.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo