Prêmio Literário celebra protagonismo dos alunos de Rio das Ostras

Prêmio Literário celebra protagonismo dos alunos de Rio das Ostras
Cerimônia lançou livro composto pelas produções textuais dos estudantes de Ensino Fundamental da Rede Municipal

A cerimônia de culminância do 2º Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras celebrou a criatividade e o protagonismo estudantil nesta quinta-feira, dia 29. A solenidade, realizada no Teatro Municipal Joel Barcellos, contou com lançamento do livro composto pelas produções textuais dos alunos vencedores do Prêmio. A iniciativa é desenvolvida por meio do comitê “Seagems do Bem”, com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Com o tema “O amor que cuida. Amor que não se esquece!”, o Prêmio mobilizou 405 alunos, de 16 escolas municipais riostrenses, ao longo do ano letivo. Esta é a segunda edição da iniciativa no Município, com participação exclusiva de alunos da rede pública. Foram produzidos 179 textos, com apoio de 23 professores orientadores.

“Este é um projeto que incentiva a escrita, a cultura e a cidadania, estimulando o debate sobre afeto, cuidado e memória, além de propor a reflexão sobre valores humanos e a importância da construção de uma sociedade acolhedora. Neste ano, tivemos um aumento de 45% na participação dos alunos no prêmio. Esse crescimento na adesão reforça o compromisso da Educação em promover oportunidades para os alunos da Rede Municipal”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel.

Além do livro com as obras vencedoras, os alunos premiados receberam certificado, medalha, mochila e um jogo educativo. A cerimônia de premiação também reuniu familiares, professores, gestores escolares e representantes da comunidade, celebrando a criatividade e a expressão dos jovens escritores.

Os alunos Maria Luísa Garcia e Miguel Lúcio Souza coproduziram o conto “Cartas de amor e guerra”, uma das obras literárias que compõem o livro. “A gente fez um texto com uma proposta diferente e bem emocionante. Ver o nosso conto compondo o livro é sensacional. É um momento muito legal. Eu quero continuar escrevendo e poder me dedicar à escrita. Por isso, receber a premiação é muito gratificante”, contou Maria Luísa, aluna do Colégio Municipal Profª América Abdalla.

PRÊMIO – O projeto tem a proposta de estimular a leitura e a escrita entre estudantes, além de valorizar a criatividade, o trabalho em equipe e o talento dos jovens. Os textos foram produzidos em grupo, a partir da metodologia Design Thinking, nos mais diversos gêneros literários como contos, crônicas, cartas, poesias, esquetes, raps e histórias em quadrinhos.

Os trabalhos inscritos foram analisados por uma curadoria formada por três especialistas nas áreas de Educação e Literatura. Ao final do processo, a comissão avaliadora selecionou 46 textos, escritos por 98 estudantes, para integrar a obra. O tema proposto estimulou debates sobre afeto, cuidado e memória, incentivando os estudantes a refletirem sobre valores humanos e sua importância para a construção de uma sociedade mais acolhedora.

O livro com os textos selecionados será distribuído às escolas participantes e aos autores, funcionando como registro simbólico da premiação e incentivo a novas produções literárias.

O Prêmio é idealizado pela Alternativa Produções Culturais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com patrocínio da empresa Seagems Offshore e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e da Fundação de Cultura de Rio das Ostras.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.