Prêmio Literário celebra protagonismo dos alunos de Rio das Ostras
A cerimônia de culminância do 2º Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras celebrou a criatividade e o protagonismo estudantil nesta quinta-feira, dia 29. A solenidade, realizada no Teatro Municipal Joel Barcellos, contou com lançamento do livro composto pelas produções textuais dos alunos vencedores do Prêmio. A iniciativa é desenvolvida por meio do comitê “Seagems do Bem”, com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
Com o tema “O amor que cuida. Amor que não se esquece!”, o Prêmio mobilizou 405 alunos, de 16 escolas municipais riostrenses, ao longo do ano letivo. Esta é a segunda edição da iniciativa no Município, com participação exclusiva de alunos da rede pública. Foram produzidos 179 textos, com apoio de 23 professores orientadores.
“Este é um projeto que incentiva a escrita, a cultura e a cidadania, estimulando o debate sobre afeto, cuidado e memória, além de propor a reflexão sobre valores humanos e a importância da construção de uma sociedade acolhedora. Neste ano, tivemos um aumento de 45% na participação dos alunos no prêmio. Esse crescimento na adesão reforça o compromisso da Educação em promover oportunidades para os alunos da Rede Municipal”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel.
Além do livro com as obras vencedoras, os alunos premiados receberam certificado, medalha, mochila e um jogo educativo. A cerimônia de premiação também reuniu familiares, professores, gestores escolares e representantes da comunidade, celebrando a criatividade e a expressão dos jovens escritores.
Os alunos Maria Luísa Garcia e Miguel Lúcio Souza coproduziram o conto “Cartas de amor e guerra”, uma das obras literárias que compõem o livro. “A gente fez um texto com uma proposta diferente e bem emocionante. Ver o nosso conto compondo o livro é sensacional. É um momento muito legal. Eu quero continuar escrevendo e poder me dedicar à escrita. Por isso, receber a premiação é muito gratificante”, contou Maria Luísa, aluna do Colégio Municipal Profª América Abdalla.
PRÊMIO – O projeto tem a proposta de estimular a leitura e a escrita entre estudantes, além de valorizar a criatividade, o trabalho em equipe e o talento dos jovens. Os textos foram produzidos em grupo, a partir da metodologia Design Thinking, nos mais diversos gêneros literários como contos, crônicas, cartas, poesias, esquetes, raps e histórias em quadrinhos.
Os trabalhos inscritos foram analisados por uma curadoria formada por três especialistas nas áreas de Educação e Literatura. Ao final do processo, a comissão avaliadora selecionou 46 textos, escritos por 98 estudantes, para integrar a obra. O tema proposto estimulou debates sobre afeto, cuidado e memória, incentivando os estudantes a refletirem sobre valores humanos e sua importância para a construção de uma sociedade mais acolhedora.
O livro com os textos selecionados será distribuído às escolas participantes e aos autores, funcionando como registro simbólico da premiação e incentivo a novas produções literárias.
O Prêmio é idealizado pela Alternativa Produções Culturais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com patrocínio da empresa Seagems Offshore e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e da Fundação de Cultura de Rio das Ostras.
