Prefeitura promove palestra sobre Saúde da Voz em Rio das Ostras
Evento também comemorou Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho
A Prefeitura, por intermédio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho, promoveu nesta segunda-feira, dia 28, na Câmara Municipal, a palestra “Saúde da Voz”, com a presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro, Sheila Marino.
O encontro, que teve a participação de dezenas de trabalhadores, orientou sobre os principais cuidados com a saúde da voz e ensinou técnicas de relaxamento das cordas vocais.
De acordo com Sheila Marino, algumas dicas – como beber água em pequenos goles ou evitar a ingerir líquidos quentes – previnem alterações da voz, como rouquidão e tosse seca. “O professor é um dos profissionais mais prejudicados, mas verificamos a ocorrência de problemas em cantores, locutores, políticos e operadores de telemarketing”, ressaltou.
A professora Uellem Bilro, do 30 ano do Ensino Fundamental da rede municipal, reconheceu a importância de cuidar da saúde da voz. “O encontro trouxe exercícios que ensinam a utilizar as cordas vocais de maneira correta. Na sexta-feira geralmente minha voz está cansada, começa a falhar. Nós, educadores, precisamos estar atentos a esta questão”, afirmou.
Prestigiando o encontro, a Secretária de Educação, Andrea Machado, destacou que a preocupação com a saúde vocal deve ser levada às salas de aula. “Temos uma equipe multidisciplinar que auxilia nos cuidados com a voz. Sabemos que ela é o principal instrumento de trabalho de nossos professores. Não queremos que adoeçam”, completou.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO – Além de debater os cuidados com a voz, o evento comemorou o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, celebrado no próprio dia 28.
No encontro, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho, Maria Christina Rodrigues Menezes, informou que o Município irá implementar, no próximo mês, o Decreto 7.602, do governo federal, que estabelece os mecanismos de atuação do Estado na promoção do trabalho seguro e na prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
De acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem a vida em acidentes de trabalho.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo