Prefeitura promove Oficina para Ensino de Surdos

Encontro, realizado em parceria com a UFRJ, visa qualificar docentes para a inclusão social na Rede Municipal

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, a oficina “Vendo e Aprendendo – Experiências no Ensino de Surdos”. O encontro teve por objetivo qualificar os docentes e possibilitar a inclusão social dos alunos portadores de deficiência auditiva nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

 

O evento contou com diversas palestras ministradas por pedagogos, pesquisadores e doutores especializados no ensino de surdos de diversos municípios fluminenses. Para a cientista Vivian Rumjanek, coordenadora do “Projeto Surdos”, da UFRJ, e Professora Titular do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) da instituição, a oficina visa despertar os docentes para as inúmeras possibilidades voltadas ao ensino destes estudantes. “Por lei todas as escolas devem estar capacitadas para receber alunos surdos. Os professores podem aplicar novas estratégias de aprendizado na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, que serve de modelo. Esta experiência pode e deve multiplicada para outras escolas do Município e da região”, explicou.

 

“Esta é a segunda vez que o Projeto qualifica os professores da cidade. Esta oficina conscientiza os docentes para a importância da inclusão de alunos com deficiência auditiva nas salas de aula”, destacou a professora Aline Pereira Leal, coordenadora da Escola Bilíngue para Surdos de Rio das Ostras, que está sendo implantada na Escola Maria Teixeira de Paula.  

 

Para a diretora da Escola, Valéria Almeida da Silva, o encontro proporciona aos professores novas experiências. “A Ciência não tem limites. Temos que quebrar barreiras. Precisamos fazer adaptações nos currículos para possibilitar a inclusão dos deficientes auditivos em nossa rede de ensino”, afirmou.

 

 

QUALIFICAÇÃO – O professor Paulo Sérgio Sinfrono, que leciona na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, no Village, elogiou a qualidade da oficina. “Estou me capacitando para o ensino voltado aos alunos com deficiência auditiva. Fiquei impressionado com as histórias de superação relatadas no evento. Fico feliz com esta oportunidade de capacitação profissional oferecida aos professores pela Prefeitura”, disse.

 

Além de professores e pedagogos, o encontro contou com a presença de cinco alunos da Rede Municipal de Ensino que possuem deficiência auditiva. Eles irão atuar como multiplicadores das atividades desenvolvidas durante o encontro e vão ajudar no aprendizado de outros estudantes surdos.

 

 

PROJETO – Desde a sua criação, em 2005, o “Projeto Surdos” já formou dezenas de jovens cientistas surdos e alguns deles hoje atuam como monitores em diversos cursos. Também qualifica intérpretes de Libras especializados em Ciências e desenvolve um glossário de termos científicos em linguagem de sinais.

 

 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.