Prefeitura promove ação para combater caracóis africanos

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras realizou no sábado, dia 5, uma ação em Costazul para coletar caracóis africanos no local. O trabalho de combate aos caracóis é feito pela Semap nas Áreas de Preservação Ambiental do município.

Nas demais localidades, o combate aos caracóis é feito pela Vigilância de Saúde, da Secretaria de Saúde, que recolhe os animais e orienta à população sobre a melhor maneira de lidar com os caracóis.

Para combater os caracóis, a colaboração da população é muito importante, já que a melhor maneira de combater os animais é recolher e matar os caracóis. Além da coleta feita pela Vigilância de Saúde nos logradouros públicos, a população pode ajudar fazendo a coleta em suas próprias residências.

A recomendação da Vigilância de Saúde é que a população recolha os animais, coloque em sacos plásticos e acrescente sal para matá-los e feche os sacos. É recomendado ainda que as pessoas usem luvas ou algum outro tipo de proteção ao manusear os caracóis, já que como eles passam por diversos lugares, incluindo lixo e esgoto, podem contra bactérias. Outra orientação da Vigilância de Saúde é que, sempre que possível, as pessoas levem os sacos com os caracóis para serem descartados na sede da Vigilância de Saúde, em vez de jogar no lixo comum.

A Vigilância de Saúde possui kits de coleta – com sacos plásticos, luvas e sal – para distribuir à população. A sede da Vigilância de Saúde fica na Rua Rio Grande do Sul, s/nº, na Extensão do Bosque. O telefone para informações é (22) 2764-6295 – ramais 29 ou 30.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.