Prefeitura lança Portal com mais serviços e acessível a todos os públicos

Nova versão oferece grau máximo de acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Está online a versão 2.0 do Portal da Prefeitura de Rio das Ostras. A reformulação primou pela transparência das ações da Administração Municipal, ampliação da oferta de serviços e acessibilidade a todos os públicos, incluindo os portadores de necessidades especiais.

O site foi desenvolvido a partir de dois anos de pesquisas junto aos órgãos de referência em portais de governo, como o guia de Administração do Governo Eletrônico (e-gov) do Governo Federal e critérios de desburocratização da Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O projeto iguala o Portal da Prefeitura de Rio das Ostras aos mais modernos sites públicos do Brasil.

Para o prefeito Carlos Augusto, o Portal é um importante recurso para as políticas municipais de inclusão. “Nosso principal objetivo foi oferecer facilidade de acesso às informações relevantes e manter nossa política de transparência. Estou seguro de que desenvolvemos um dos melhores sites governamentais do Brasil, atendendo a moradores e turistas”

O webmaster Ícaro Olegário, responsável pelo projeto, explica que a Prefeitura de Rio das Ostras está saindo na frente e que as pesquisas mostram que poucos sites de governos municipais no Brasil estão perto de atender aos parâmetros de governo eletrônico. “Recentemente, a Firjan realizou uma pesquisa de desburocratização eletrônica na qual coloca o site anterior em 17º lugar no Estado. A previsão é de que, com o novo projeto, alcancemos um dos primeiros lugares no ranking”, informou o webmaster.

MAIS CONTEÚDO – O novo site apresenta uma versão on-line do Jornal Oficial. Há ainda uma área destinada aos servidores municipais. Em breve, a Zona Especial de Negócios – ZEN também terá uma página específica. Informações sobre manutenção pública, iluminação, transporte e rede de água e esgoto também estão disponíveis, além de requerimento de guias de IPTU, ISS e nota fiscal eletrônica.

Com o novo projeto, a Prefeitura se conecta às mídias sociais, como twitter e you tube, e oferece informações por meio de vídeo e áudio.

ACESSIBILIDADE – O site recebeu grau máximo de acessibilidade (AAA) da ONG “Acessibilidade Brasil”, órgão avaliador de referência do Governo Federal.

O Portal permite a leitura das páginas, por meio do programa Dosvox, para portadores de deficiência visual. Em Rio das Ostras, cerca de 300 portadores de deficiência, estudantes da Rede Pública, se beneficiarão com os recursos. As ferramentas de acessibilidade atendem também a pessoas com pouca visão e com dificuldades de coordenação motora.

O estudante Tallys Souza é portador de deficiência visual e tem o computador como uma ferramenta diária. Ele se entusiasma com o novo site. “Achei o Portal bem interessante e detalhado. Foi fácil utilizar o programa de leitura das páginas. Também aprendi mais sobre acessibilidade”.

O mesmo acontece com André Luiz Duarte. A prática e a paixão por computador fez esse estudante superar sua dificuldade de coordenação motora a ponto de se tornar monitor da sala de informática da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula. “O novo site facilitou muito minha navegação. Agora sinto mais estímulo para acessá-lo todos os dias”.

EMPREGOS – Empresas interessadas em recrutar trabalhadores podem, via site, oferecer suas vagas no Banco de Empregos do município, o que facilita o acesso dos moradores ao mercado de trabalho.

O Portal Prefeitura de Rio das Ostras 2.0 está disponível em

www.riodasostras.rj.gov.br

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.