Prefeitura investe em aparelhos que medem a intensidade de som automotivo
A meta é coibir o abuso do som alto, que vem tirando o sossego dos moradores, principalmente na época do Carnaval
A Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras intensifica, a partir desta semana, a fiscalização nos veículos com equipamentos que produzem som superior a 80 decibéis, desrespeitando o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução Contran 204/06, que regulamenta o volume e a frequência produzidos por estes equipamentos. Para isto, a Guarda Municipal contará com quatro decibelímetros em uso, principalmente, na praia do Centro e em Costazul.
Nesta terça-feira, dia 5, cerca de 40 guardas municipais receberam orientações do Diretor de Estatística e Educação para o Trânsito, Gilliard Silveira, que passou informações para a equipe sobre como manusear os equipamentos. Os instrumentos foram homologados pelo Denatran e aferidos pelo Inmetro.
De acordo com o Coordenador de Trânsito, Paulo Cesar Ferreira Rodrigues, neste período de verão são recebidas, em média, cerca de 10 reclamações. O motorista infrator poderá ter o veículo removido ao depósito e só será liberado após regularizar a situação do carro, além de ser autuado em multa no valor de R$ 127,69. A infração é considerada grave, com a perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação.
Rodrigues destacou que a Resolução 371/10 prevê que a abordagem ao condutor não se faz necessária para aplicar a infração. Com o uso de equipamento que realize a medição dos níveis de pressão sonora (decibéis) é possível averigar se o volume ultrapassa o permitido por lei.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social