Prefeitura inicia obras de Corpo de Bombeiros e base da Polícia Militar em Rio das Ostras
Para dar agilidade à implantação das unidades, Município está arcando com todos os custos da construção
Começou a construção de uma base operacional do Corpo de Bombeiros e outra da Polícia Militar em Rio das Ostras em terreno doado pela Prefeitura. O trabalho foi iniciado na última segunda-feira, dia 16, depois que o prefeito Carlos Augusto autorizou o investimento, junto com uma outra grande obra, a urbanização da localidade Nova Esperança.
O prefeito Carlos Augusto destaca que apesar da construção de instituições geridas pelo Estado não ser uma obrigação do município, a Administração Pública de Rio das Ostras entende que a cidade necessita de um corpo de bombeiros e de uma base da PM. “Pela crescente demanda populacional, a instalação de uma sede para os bombeiros e para os policiais militares contribuirá para aumentar a segurança dos moradores. Por isso nos engajamos para fazer a parceria com as instituições e realizar esse investimento com recursos próprios”, declarou.
Em diversos momentos, a população de Rio das Ostras é atendida primeiramente pela Defesa Civil Municipal, em espera ao atendimento do Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado há mais de 20 quilômetros do município, em Macaé. Mesmo não existindo uma unidade da Corporação na cidade, os moradores têm que pagar, anualmente, a taxa de incêndio.
Além do terreno, a Secretaria de Urbanismo e Obras da Prefeitura está investindo pouco mais de R$ 2 milhões para a construção das bases operacionais, independentes, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O prédio, dividido para as duas corporações, tem 750 metros quadrados de área construída, incluindo alojamento, quadra poliesportiva, playground com grama sintética e cobertura com reaproveitamento de água de chuva. O prazo para a conclusão é de sete meses, de acordo com a Secretaria de Urbanismo e Obras.
CONVÊNIO – O equipamento da sede das instituições, bem como o remanejamento de efetivo para o local, serão feitos pelo Governo do Estado. O compromisso foi registrado no convênio assinado pela Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Estado.
FONTE: SECOM – PMRO.