Prefeitura inicia mais uma grande obra de saneamento

Mais famílias começam a ser beneficiadas com tratamento de esgoto

Cerca de mil moradores de Rio das Ostras estão sendo beneficiados por uma grande obra de saneamento que a Prefeitura de Rio das Ostras está realizando. O investimento contempla várias localidades com a construção de calçadas com acessibilidade e instalação de caixas de inspeção em diversas residências, além de ligações do esgoto desses domicílios à rede coletora.
A Secretaria de Urbanismo e Obras começou o trabalho no Âncora, onde dezenas de ruas tais como a das Orquídeas, das Tulipas, dos Beijos, das Camélias, entre muitas outras, receberão os investimentos.
A Rua das Acácias é a primeira contemplada com calçamento em concreto e saneamento. Moradores , Elizete Azevedo e Genualdo Rangel contam que já passaram por situações difíceis quando o esgoto de sua residência transbordou, em função de fortes chuvas. “Agora vai melhorar bastante. Fico muito feliz porque não vou mais me preocupar com o esgoto entrando dentro de casa”, disse Elizete.
O secretário de Urbanismo e Obras, Wayner Fajardo, informa que os investimentos estão sendo feitos em três etapas. A primeira é a que está em execução, contemplando moradores da localidade Âncora. A segunda fase, prevista para começar no próximo mês, vai beneficiar as ruas Irmã Faustina, São Judas Tadeu, Menino Jesus de Praga, Rio Bonito, Aristóteles da Cunha, Nova Iguaçu, Macaé, rua Gracindo, entre diversas outras das localidades Cláudio Ribeiro, Jardim Campomar, Jardim Mariléa, Mariléa Chácara, Village, Jardim Atlântico, Recreio, além de mais algumas do Âncora. A terceira fase ainda está sendo elaborada por técnicos que estão fazendo o levantamento das vias onde as residências ainda não estão ligadas à rede coletora de esgoto.
“Esses investimentos podem até não parecer tão visíveis, visto que grande parte das melhorias fica embaixo da terra. Mas fato é que promovem mais qualidade de vida para a população e preserva o meio ambiente”, declarou o secretário de Urbanismo e Obras, Wayner Fajardo.
Na primeira fase da obra de saneamento, a residência do vigilante Nilson Antunes foi a primeira a receber a caixa de inspeção e a ser ligada à rede coletora de esgoto. Para ele, o investimento é muito importante para a preservação do meio ambiente. “O esgoto ligado à rede central de tratamento traz mais segurança para toda a população, pois não corremos o risco dos dejetos contaminarem as águas das praias e rios”, avaliou o morador do Âncora.
RETROSPECTIVA DOS INVESTIMENTOS – Uma das prioridades da Administração Municipal de Rio das Ostras são os investimentos em infraestrutura. A Prefeitura realizou grandes obras de saneamento, drenagem das águas e urbanização em várias áreas da cidade, em especial, em bairros onde os alagamentos eram constantes, como Cidade Praiana e Âncora.
Um exemplo desses investimentos em saneamento é o Projeto Reviver, primeira parceria Público-Privada (PPP) em saneamento no País, que gerou muitas melhorias, entre elas, a construção de quase 70 quilômetros de rede de esgoto.
O projeto do esgotamento sanitário de Rio das Ostras, um dos mais modernos do País, foi realizado para atender as necessidades do município até o ano de 2020. O Sistema engloba 208 quilômetros de rede coletora, estações elevatórias, estação de tratamento capaz de processar 500 litros de esgoto por segundo e os emissários terrestre e submarino, responsável pelo lançamento do esgoto tratado a uma distância de mais de três quilômetros da praia.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.