Prefeitura faz parceria com Estado para duplicar trecho da Rodovia Amaral Peixoto
Prefeito Sabino pede máxima dedicação de sua equipe, no apoio aos técnicos do governo estadual, para acelerar início das obras. Investimento será de R$ 25 milhões
A duplicação do trecho da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho entre a Ponte Estaiada e o Praia Âncora é uma prioridade para a Administração Municipal de Rio das Ostras. As obras visam reduzir os engarrafamentos e o tempo de deslocamento entre a cidade e a vizinha Macaé, além de aumentar a segurança para motoristas e pedestres. A duplicação foi tema da reunião técnica que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, no gabinete do prefeito Sabino, secretários e representante do DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro. O investimento deve chegar a R$ 25 milhões, a cargo do Governo do Estado.
Participaram do encontro, o prefeito Sabino, secretários, o presidente da Câmara Municipal de Vereador, Alzenir Pereira Mello, a diretora de Planejamento do DER, Elizabeth Paiva, e o diretor da Divisão de Estudo de Trânsito, Alberto Fabrício Caruso.
O prefeito Sabino solicitou a sua equipe máxima dedicação ao projeto para que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível. Uma vez aprovado, o projeto terá que passar ainda pelos trâmites burocráticos licitatórios. É um investimento amplo para atender a demanda pelos próximos 15 anos.
“Reconhecemos que as obras vão trazer transtornos, mas temos que pensar nos benefícios que a duplicação vai trazer não só para os moradores de Rio das Ostras, mas para os turistas, que todos os anos passam a temporada de verão no município. E um bom trânsito está relacionado à qualidade de vida” destacou.
OBRAS – A obra será realizada num trecho de quatro quilômetros, entre a Ponte Estiada e a Escola de Formação de Praças da Polícia Militar, no Âncora, e contará com ciclovia, calçada, área para estacionamento, além de iluminação pública e sinalização vertical e horizontal e todo o projeto de paisagismo.
Durante a reunião técnica, que contou com a presença dos secretários de Obras, Wayner Fajardo e o de Planejamento Maurício Paraguassu, foi discutido o esboço do projeto e as adaptações sugeridas. Os técnicos do município vão encaminhar as alterações propostas e a previsão é que o DER aprove dentro de 50 dias.
UNIÃO- Aproveitando a presença da diretora de Planejamento do DER, o prefeito Sabino sugeriu à engenheira Elizabeth Paiva atenção ao detalhamento técnico da Estrada Municipal Santa Teresa, em Macaé. Ele sugeriu que fosse verificada a possibilidade de construção de uma ponte ligando essa estrada à estrada de Cantagalo, fazendo conexão entre os dois municípios. Com isso, seria possível reduzir o fluxo de veículos pesados, como caminhão e ônibus, no trecho urbano das duas cidades, contribuindo para melhorar o tráfego. O prefeito Sabino informou que já vem conversando com o chefe do Executivo de Macaé, Aluízio dos Santos Junior, para solucionar os problemas de trânsito entre as duas cidades.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social