Prefeitura de Rio das Ostras solicita a DER ação emergencial na Praia da Tartaruga
Prefeito Sabino e secretário de Obras Wayner Fajardo se reuniram com presidente da DER-RJ nesta quarta, dia 2
A Prefeitura de Rio das Ostras vem buscando junto ao Governo do Estado uma solução para o avanço do mar na Orla da Tartaruga. Em março equipes da Coppe/UFRJ estiveram no município, fazendo um levantamento topográfico e sondagem da área.
Nesta quarta-feira, 2, o prefeito Alcebíades Sabino, acompanhado do secretário de Obras, Wayner Fajardo, entregaram ao presidente do Departamento de Estradas de Rodagem- DER, Ângelo Monteiro, um relatório reiterando a situação crítica em que se encontra a orla e solicitando providências urgentes. O presidente se comprometeu a encaminhar ainda hoje o documento à Secretaria de Obras do Estado, solicitando nova análise técnica e disponibilização da verba necessária para uma ação emergencial.
O prefeito Sabino informou ao presidente do DER que em 2004 a Prefeitura chegou a construir um muro de contenção no local. Dada a complexidade de uma solução de médio e longo prazos, o Município está trabalhando em parceria com o Governo do Estado para minimizar os danos causados pela erosão e propor ações emergenciais. No entanto, a crise econômica e falta de recursos vêm dificultando a execução do projeto proposto pela Coppe.
A Defesa Civil Municipal já interditou a área para evitar acidentes e agora propõem-se a interrupção do tráfego de caminhões e ônibus na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre a Estrada de Serramar e o Centro, para evitar danos à estrutura da via.
FONTE:
Departamento de Jornalismo