Prefeitura de Rio das Ostras sobre caso de meningite em MACAÉ

A Prefeitura de Macaé publicou nesta sexta-feira, dia 22, em seu site, nas redes sociais e ainda enviou à imprensa, a informação que um menino de 8 anos estava internado no Hospital Municipal daquela cidade, com meningite. De acordo com a nota, a criança seria moradora de Rio das Ostras. Ciente das informações publicadas pela imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras entrou em contato imediatamente com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Centro de informações estratégicas em vigilância em saúde (CIEV), a fim de conhecer os detalhes da notificação e tomar as providências cabíveis.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde e o Centro de informações estratégicas em vigilância em saúde, o Município de Macaé notificou a esses órgãos que a criança era moradora de Macaé e que estaria internada naquela cidade. Tanto que a Vigilância Epidemiológica de Macaé realizou todo o procedimento profilático (medidas de controle da doença, ministrando antibiótico às pessoas que tiveram contato próximo com a criança) na residência da criança, no bairro Miramar.

 

É importante destacar que a notificação apresenta os resultados oficiais da investigação técnica realizada pela Vigilância Epidemiológica do Município.  A informação enviada pela Prefeitura de Macaé à imprensa e publicada na internet difere, então, daquela que foi enviada ao Estado.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Macaé também não informou oficialmente o caso à Secretaria de Saúde de Rio das Ostras.

 

Sem qualquer dado sobre local em Rio das Ostras de residência da criança, que também não tem matrícula em nenhuma unidade escolar do Município, fica impossível para a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras seguir o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde. Oficialmente, essa notificação de caso de meningite não tem qualquer relação com o Município de Rio das Ostras.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.