Prefeitura de Rio das Ostras promove Dia de Campo
Objetivo é apresentar experiência para melhorar criação de gado leiteiro
Com o objetivo de fortalecer o projeto Mais Leite, criado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Rio das Ostras, a Prefeitura promoverá, em parceria com a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado, um Dia de Campo. A ação acontece na próxima quinta-feira, dia 25, em Cantagalo, a partir das 16h, em uma das propriedades de criação de gado leiteiro.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, explica que a ideia é apresentar aos produtores rurais o projeto de pastejo rotacionado, que visa melhorar as condições dos criadores. Na ocasião será mostrada a técnica, que inclui a instalação de cerca elétrica nas propriedades rurais de criação de gado de leite.
Essa é a primeira de uma série de cercas que será instalada depois que a Prefeitura fez uma parceria específica com a Emater para fortalecer o projeto municipal “Mais Leite”, cujo objetivo é fomentar a atividade para pequenos produtores. O projeto oferece acompanhamento para implantação de pastagem, melhoramento genético do rebanho e inseminação artificial, além de assistência técnica e veterinária.
PASTEJO ROTACIONADO – O pastejo rotacionado é uma alternativa sustentável à pastagem tradicional (extensiva), que diminui a cobertura vegetal do solo e evita a sua compactação e degradação, uma vez que a pastagem é subdividida em três ou mais piquetes. Com o advento das cercas eletrificadas, tornou-se muito mais fácil e barato a sua implementação.
Nesse sistema, os animais mudam de local diariamente, fazendo com que a planta forrageira que o alimenta ganhe tempo para se recuperar antes do próximo pastejo. Ao mesmo tempo, mantém o gado afastado das áreas de cultivo e de preservação.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social