Prefeitura de Rio das Ostras promove Campanha Abril Verde pela Vida

Prefeitura de Rio das Ostras promove Campanha Abril Verde pela Vida

Iniciativa  teve objetivo de conscientizar servidores quanto a Saúde e Segurança no Trabalho

A Administração Municipal promoveu nesta quinta-feira, dia 28, a campanha Abril Verde pela Vida – Trabalhar sim. Adoecer, não! , na Rosa dos Ventos, na sede da Prefeitura de Rio das Ostras, no Loteamento Atlântica.

Na parte da manhã, foram realizadas diversas atividades, como aferição da pressão arterial e sessões de ginástica laboral. À tarde, no evento, especialistas ministraram as palestras “Apresentando o Desas ( Departamento de Saúde e Segurança do Servidor )”, “Abril Verde e Acidente de Trabalho” e “Síndrome de Burnout”, apresentação sobre este distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e estresse.

Denize Bertin, diretora do Desas, abriu o evento agradecendo o trabalho dos servidores municipais. “Depois de dois anos de pandemia, estamos muito gratos por vocês estarem aqui para nos conscientizarmos sobre a importância da prevenção e dos cuidados para evitar os acidentes de trabalho e licenças médicas”, afirmou.

“É importante para a Prefeitura de Rio das Ostras a presença de vocês. Também atuamos na prevenção dos acidentes de trabalho, além de sua comunicação. Prevenimos doenças, como a hipertensão, e combatemos o sedentarismo, em especial com a ginástica laboral. O esforço repetitivo também deve ser uma preocupação da Administração”, completou a Médica do Trabalho Luciara Vasconcelos, responsável pelas divisões de Perícia Médica e de Segurança e Saúde do Trabalho.

A agente administrativo Ivaneti Santos, de 50 anos, participou das ações da campanha “Abril Verde” nesta quinta-feira e aferiu sua pressão arterial. “É maravilhoso o cuidado da Administração Pública com os seus servidores. A Prefeitura está de parabéns”, destacou.

Para Natália Motta, Técnica de Segurança da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, o evento é fundamental para despertar a consciência da prevenção de acidentes. “Os servidores municipais devem entender que a prevenção é importante no dia-a-dia, para não piorar as estatísticas em nosso País”, frisou a profissional.

PRESENÇAS – Também participaram da campanha “Abril Verde pela Vida” os secretários de Administração, Giovanni Zaror; e de Gestão Pública, Mário Baião; além da secretária de Assistência Social, Eliara Fialho; e da Procuradora Geral do Município, Elaine Gerk da Silveira.

PALESTRAS – Na parte da tarde, a diretora do Desas Denize Bertin e a Médica do Trabalho Luciara Vasconcelos fizeram uma breve apresentação do Desas.  Em seguida, os Técnicos de Segurança do Trabalho Edson Trindade e Phillipe Cezário dos Santos ministraram a palestra “Abril Verde e Acidentes de Trabalho”, onde destacaram a importância do cuidado genuíno com o colega de trabalho e ensinaram como registrar acidentes no Desas.

Encerrando o evento, a psicanalista e terapeuta Keli Arruda fez a apresentação “Síndrome de Burnout: conhecer para prevenir”. “Nestes casos, a dor do outro provocada é incomensurável, não pode ser vista. A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, gera muita ansiedade”, explicou a terapeuta.

 

 

 

ESTATÍSTICAS –  O Movimento Abril Verde destaca a temática da Segurança e da Saúde do trabalhador brasileiro para conscientizar sobre a importância de ambientes seguros e saudáveis e para a redução dos acidentes de trabalho. É neste mês, no dia 28 de abril, que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em memória das 78 vítimas de um acidente ocorrido em uma mina na Virgínia, Estados Unidos, no ano de 1969.

 

Dados da Organização do Trabalho revelam que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de Acidentes de Trabalho, atrás apenas de países como a China, Índia e Indonésia. No Brasil, em 2021 foram comunicados 571 mil acidentes de trabalho e mais de 2.487 mortes no trabalho.

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.