Prefeitura de Rio das Ostras movimenta a cidade no Dia Mundial da Saúde Mental

Terapia comunitária, oficinas e atividades artísticas acontecem na Praça José Pereira Câmara, de 9h às 17h

Para promover a integração social e divulgar as atividades do Programa Municipal de Saúde Mental, a Prefeitura convida toda a população a celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental no próximo dia 10, quinta-feira, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, de 9h às 17h. Nessa data, haverá oficinas de artesanato, terapia comunitária, dança sênior e Heterogênese Urbana (troca de experiências com a presença de elementos artísticos e culturais). A programação inclui exposição de trabalhos desenvolvidos nas oficinas terapêuticas.
Segundo Lélia Nogueira, coordenadora do Programa de Saúde Mental, a participação ativa do indivíduo no meio em que vive é um dos conceitos de saúde; por isso, a importância de não isolar a pessoa em tratamento. “Também estamos integrando as unidades que atuam na Saúde Mental e devem trabalhar como uma rede”, explica a psicóloga.
A população vai poder conversar com os profissionais e pacientes do Programa de Saúde Mental, além de conhecer de perto e participar de atividades desenvolvidas que hoje s nas unidades. O Programa é realizado nos ambulatórios de Saúde Mental da Criança e do Adolescente, e do Adulto e Idoso, que funcionam nos Centros de Reabilitação do Centro e de Rocha Leão, ambulatório de atendimento ao usuário de álcool e outras drogas, no Centro de Reabilitação, no atendimento de emergência do Pronto-Socorro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas unidades básicas e de Estratégia de Saúde de Família.
OFICINAS – Cerca de 30 peças de cerâmica e papel reciclado, produzidas por pacientes do Caps e do Centro de Reabilitação, serão expostas na praça. As obras foram confeccionadas nas aulas ministradas por instrutores da Fundição de Artes e Ofícios, da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Confira a programação:

· 9h – Dança Sênior
· 10h – Oficina de Cerâmica
· 11h – Terapia Comunitária
· 13h – Oficina de Fuxico
· 14h – Oficina de Criação Livre
· 15h – Oficina “Reciclando a Natureza”
· 16h – Heterogênese Urbana

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.