Prefeitura de Rio das Ostras lança Programa de Educação Municipal

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, lançou nesta terça-feira, dia 9, o Programa de Educação Municipal (PEM). O principal objetivo da iniciativa é melhorar ainda mais a qualidade do ensino, avaliando a aprendizagem dos alunos e o trabalho desenvolvido em cada escola. O PEM foi apresentado para diretores, coordenadores pedagógicos e professores orientadores na sede da Secretaria de Educação.

"Com o programa queremos chegar à excelência na Educação. Hoje, o Sistema Municipal de Ensino tem quase 90% de aprovação popular, mas pretendemos melhorar ainda mais. Além de aprimorar a aprendizagem, o projeto vai valorizar os professores da Rede Municipal. O nosso foco é o educador e, com o entusiasmo, competência e compromisso de cada um deles, poderemos impulsionar a qualidade do ensino", afirmou o prefeito.

A primeira etapa do PEM será a avaliação de aprendizagem e todos os alunos da Rede Municipal, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, vão fazer uma prova até o final do mês de outubro. A etapa seguinte será a avaliação institucional que vai analisar o desempenho de cada unidade escolar, inclusive as de Educação Infantil e as creches.

"Com indicadores precisos, que vão ser conhecidos a partir dessas avaliações, diretores, coordenadores pedagógicos e professores terão um direcionamento melhor. Com isso os nossos alunos vão alcançar um desenvolvimento mais rápido e significativo e os profissionais serão valorizados", explica a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Os resultados alcançados pela avaliação irão apontar quais são as áreas que precisam ser aprimoradas e, através de cursos na Casa da Educação voltados para essas demandas, os profissionais vão poder se aperfeiçoar ainda mais.

"Estamos nos antecipando a Prova Brasil, que terá o resultado divulgado apenas em 2008. Queremos fazer uma avaliação imediata para identificar logo os pontos em que devemos melhorar e começar a promover estas mudanças", explica a assistente pedagógica da Casa da Educação, Márcia Alves.

A diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, afirmou que o lançamento do programa é um marco para os educadores. "Somente assim vamos conseguir chegar a qualidade total na Educação", afirmou.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.