Prefeitura de Rio das Ostras lança Caderneta de Saúde do Adolescente dia 18
Evento terá apresentações artísticas de adolescentes com Street e Break Dance.
Na próxima quarta-feira, dia 18, a partir das 16h30, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras lança oficialmente, na Escola Padre José Dilson Dórea, no Âncora, a Caderneta de Saúde do Adolescente, criada pelo Governo Federal. A cidade é uma das poucas do Estado a implantar a caderneta e foi escolhida pelo Ministério da Saúde por manter um serviço especializado de atendimento aos adolescentes. No lançamento, jovens farão apresentações de dança, nos estilos Street e Break Dance.
Rio das Ostras é o sexto município fluminense a utilizar a caderneta, que vai se integrar ao trabalho realizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa.
“Desde 2005 a Prefeitura conta com o Nasa. Quase 5 mil adolescentes, de 10 a 19 anos, já foram atendidos por uma equipe de profissionais formada por médicos, psicólogos, assistente social, dentista, enfermeiros e nutricionista”, destacou a Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, Andréa Viana.
A implantação das Cadernetas seguirá um cronograma. Já estão previstos os lançamentos nos seguintes postos: dia 19, em Cidade Praiana e Mar do Norte; dia 21, em Rocha Leão e no dia 26, em Cantagalo.
“Nosso objetivo é dar visibilidade ao adolescente, garantindo uma atenção integral à sua saúde, o que significa reduzir as principais doenças e promover o crescimento e o desenvolvimento saudável dele, além de contribuir para a qualidade de vida”, finalizou a coordenadora.
CADERNETA- A Caderneta de Saúde do Adolescente registra dados de saúde dos jovens e informações importantes – temas como responsabilidade, sexualidade, direitos e deveres, dicas de saúde, avaliação da estatura e da massa corpórea, pressão arterial, alimentação saudável, imunização, puberdade, dupla proteção, sexo seguro, higiene bucal e projeto de vida.
FONTE: SECOM – PMRO.