Prefeitura de Rio das Ostras intensifica trabalho de conscientização combate à Aids
Palestras educativas vem sendo realizadas em toda a rede de educação
Conscientizar através de informações é a principal ferramenta que a Prefeitura de Rio das Ostras encontrou para combater a Aids no município. De acordo com a coordenadora do Programa DST/HIV/Aids/Hepatites Virais, Bianca Monteiro, atualmente 335 pessoas são portadores do vírus, no município, sendo que 16 são menores de 20 anos.
O trabalho de orientação, através de palestras vem sendo intensificado, principalmente nas escolas da rede municipal, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UFF/Puro. Só este ano, 41 educadores participaram das oficinas de Sexualidade e DST- Doença Sexualmente Transmissíveis. Os profissionais recebem treinamento para serem agentes multiplicadores de informações. No ano passado, 1.230 estudantes, entre 12 a 29 anos, foram imunizados contra Hepatite B.
Outra preocupação da equipe do programa DST/HIV/Aids é informar, principalmente aos jovens da importância de usar e exigir os preservativos. Em média, o município distribuiu cerca de 18 mil preservativos por mês. O Programa também realiza testes rápidos de diagnóstico da doença.
A enfermeira Bianca Monteiro destacou que no período de carnaval o trabalho é intensificado. “Só este ano foram distribuídos 250 mil preservativos”, comentou. Ela também destacou que a equipe vem se reciclando, tanto que participou da IX Congresso Brasileiro de prevenção da DST e Aids, que aconteceu de 28 a 31 de agosto, no parque Anhembi, São Paulo.
O município conta com uma equipe multidisciplinar formada três médicos infectologistas, além de pediatra, demartologista, ginecologista, assistente social, enfermeira, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, dois técnicos de enfermagem, além de auxiliar de administração e um dispensador. Por mês eles atendem uma média de 400 pessoas.
CAMPANHA NACIONAL – Bianca Monteiro disse ainda que a Prefeitura de Rio das Ostras vem se preparando para o Dia Mundial da Luta Contra Aids, que acontecerá entre os dias 1º e 7 de dezembro. Este ano, o evento acontece na Praça José Pereira Câmara, Centro e em algumas Unidades Básicas de Saúde, onde serão montados standes com distribuição de folders informativos e preservativos. Também haverá realização de testes rápidos. No ano passado foram feitos 550 testes.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo