Prefeitura de Rio das Ostras intensifica limpeza do Canal de Medeiros

Mais de 1,5 tonelada de gigogas e lixo foi retirada, dando continuidade ao serviço de limpeza de rios e canais para prevenção a alagamentos 

Com a proximidade do Verão e a possibilidade de fortes chuvas, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando a limpeza de rios e canais do Município.

Nesta semana, a equipe retirou mais 1,5 tonelada de lixo e gigogas do Canal de Medeiros, no trecho que corta o Recanto. Em menos de um mês, já foram limpos mais de  23 quilômetros de rios e canais, incluindo os canais de Medeiros, Corujas, Liberdade e Chácara Marilea e rio das Pedras e Jundiá. 

 

De acordo com Carlos Roberto, engenheiro da Secretaria de Serviços Públicos e fiscal do serviço, a limpeza é feita regularmente pela Prefeitura e intensificada nos períodos que antecedem as fortes chuvas. “Sempre estamos fazendo a limpeza do canal para retirada das gigogas que nascem e, principalmente do lixo que é jogado no local. Já encontramos sofás, armários, camas, entulhos de obra e outros materiais. Com o verão chegando, é bem provável que tenhamos fortes chuvas na estação e essa é uma forma de desobstruirmos o canal e evitar o alagamento na área”, explicou. Além da redução do lixo, as gigogas são plantas que se multiplicam com facilidade e precisam ser controladas.

 

O engenheiro também lembrou a importância do papel da população nesse trabalho preventivo. “Se as pessoas pararem de jogar lixo no Canal, teremos menos problemas, como alagamentos, na região”, alertou.

 

Na opinião da empresária Simone de Almeida, o trabalho de limpeza do Canal é fundamental para moradores e comerciantes da região. “Com qualquer chuva que tenhamos, o Canal dos Medeiros transborda e se torna impraticável. Com a retirada dessas plantas que ficam na superfície e do lixo, a água escoa muito mais rápido.  As pessoas têm que ter consciência de que não podem jogar lixo no local porque senão nós mesmos é quem seremos prejudicados”, disse. 

 

Para Afonso Almeida da Câmara, proprietário de um imóvel na Travessa Inácio Almeida, “a limpeza do Canal é fundamental e evita que haja grandes alagamentos no verão, quando caem fortes chuvas”.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.