Prefeitura de Rio das Ostras faz obras para atendimento social
População será beneficiada com dois Centros de Referência da Assistência Social
A Prefeitura de Rio das Ostras está fazendo investimentos que contemplam diversas áreas. Há um mês começaram as obras de dois Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, no loteamento Cláudio Ribeiro e na localidade Cidade Beiramar. A Secretaria de Urbanismo e Obras informa que a construção será finalizada em dezembro.
O CRAS é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social. Sua finalidade é atender e acompanhar as famílias, contribuindo, por meio de programas sociais, para a prevenção e o enfretamento de situações de vulnerabilidade e risco social.
O projeto de edificação dos centros de Referência da Assistência Social foi pensado para a humanização do atendimento ao público e total acessibilidade para os usuários e funcionários.
Com quase 400 metros quadrados de área construída, os prédios possuem quatro salas de atendimento (sendo uma exclusiva para atendimento do programa Federal Bolsa Família), área administrativa, brinquedoteca e uma sala multiuso (onde é possível realizar cursos, treinamentos e ainda ser utilizada como sala de espera para o atendimento).
A Secretaria de Urbanismo e Obras considerou o conforto térmico, a acessibilidade e técnicas sustentáveis, como o reaproveitamento de água de chuva, da iluminação e ventilação naturais na construção dos centros de Referência.
O único espaço que difere os CRAS é que o da localidade Cidade Beiramar será contemplado com um Centro de Inclusão Digital.
O eletricista Francisco Moraes elogia os investimentos realizados pela Prefeitura em Cidade Beiramar e na localidade adjunta, Cidade Praiana. “Lembro de quando esses bairros eram puro barro. Na época que as obras começaram, achei que a Prefeitura fosse dar só uma maquiada, mas vejo que os investimentos foram importantes e melhoraram muito”, declarou Moraes, dizendo que o filho, que mora em Nova Friburgo, está à procura de uma casa para comprar na localidade.
Maria Helena Cruz é comerciante no Cláudio Ribeiro. Com as obras da Prefeitura na localidade, sua expectativa é ampliar seu comércio, já que o movimento vai intensificar após a inauguração do CRAS. A moradora, que tem quatro filhos e dois netos que vivem em sua residência, acredita que o atendimento feito pela Secretaria de Bem-Estar Social ficará mais cômodo. “Me sentia um pouco isolada aqui. Com essa obra, tudo vai melhorar. É uma maravilha”, declarou a comerciante.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo