Prefeitura de Rio das Ostras entrega cartões de transferência de renda para mais de 700 famílias
Evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 16, no Colégio Municipal Professora América Abdalla
Dia de muita alegria para a Administração Municipal de Rio das Ostras. Nesta segunda-feira, dia 16, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social, a Prefeitura deu início a entrega de cartões de transferência de renda para 719 famílias do Município. O evento foi realizado no Colégio Professora América Abdalla e, na ocasião, foram entregues os Benefícios Municipais Feliz Idade (para pessoas idosas) e Vencendo Barreiras (para pessoas com deficiência e doenças crônicas), além do novo Benefício Municipal Social Familiar.
Essa é uma conquista para famílias menos favorecidas da Cidade, que estavam com os benefícios suspensos. Para Alexandre da Silva Machado, de 45 anos, que é cadeirante, a retomada dos benefícios traz uma alegria imensa para muitas pessoas.
“Moro sozinho e participo do projeto desde o início. Estava torcendo para ter o benefício de volta. Estou satisfeito com esse apoio do Município, pois é uma ajuda muito boa para as despesas que tenho em casa”, ressaltou Alexandre.
O prefeito Marcelino Borba esteve presente e falou da felicidade em ver a quadra da escola lotada, pois esse é um compromisso de sua gestão. “A meta do nosso governo é investir no ser humano e estamos trabalhando para garantir os direitos das famílias e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Temos uma equipe empenhada e parcerias fundamentais nesse processo e dar dignidade ao povo é o que faz a diferença”, pontuou Marcelino.
Antes da entrega dos cartões, foi promovida para as famílias contempladas uma apresentação artística-cultural com oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Bem-Estar Social
Sedalícia Borges, de 77 anos, também recebeu o benefício e disse que veio na hora certa. Ela mora em Nova Cidade, com uma filha e mais cinco netos. No momento, a filha Rosilene Cristina Borges está desempregada e comentou que estão precisando muito.
“Minha filha mais velha também vendia doces para ajudar, mas teve um problema no ombro e passou a cuidar dos irmãos. Com esse cartão de benefício, vamos ter uma boa ajuda para alimentação e na compra de remédios para minha mãe”, completou.
BENEFÍCIOS – Todas as famílias que têm direito aos cartões estão cadastradas no CadÚnico. Os benefícios destinados a idosos e pessoas com deficiência foram retomados pela Administração Municipal e referem-se ao público que tem acompanhamento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras e renda inferior a um salário mínimo. O repasse de ambos será de R$310,00. Já o benefício Social Familiar é novo e foi criado nesta gestão para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que também estão cadastradas no Cadúnico. O valor desse benefício é de R$150,00.
A secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, lembrou que foi pedido pelo prefeito Marcelino, desde o início de sua gestão, que fossem dedicados benefícios para atingir pessoas que realmente precisam.
“Hoje é um dia de muita comemoração. Assumimos um compromisso e agora estamos contemplando 719 famílias com os cartões de transferência de renda, proporcionando mais qualidade de vida e sabemos como para cada um isso é importante. Esse benefício é apenas uma parte do que almejamos para apoiar as pessoas que estão com dificuldade, que precisam ter seus direitos garantidos”, acrescentou Eliara.
O evento também contou com a presença da subsecretária de Bem-Estar Social, Rosimara Valadares; Adriana Borba; secretários municipais e representantes dos Centros de Referência de Assistente Social – Cras; da diretora do Departamento de Benefícios da Secretaria de Bem-Estar Social, Adenilsa dos Santos Constâncio; do diretor comercial da empresa UP Brasil, André Luiz de Oliveira Silva; e dos vereadores Alberto Moreira Jorge e Vanderlan da Hora.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.