Prefeitura de Rio das Ostras elabora Plano de Enfrentamento para período de chuvas
Secretaria de Bem-Estar Social e Defesa Civil buscam medidas preventivas para atender moradores em áreas de risco
Por determinação da nova administração, a Defesa Civil municipal já elaborou um Plano de Enfrentamento, para atender famílias em área de risco, principalmente em casos de alagamento provocados pelas chuvas de verão. Já foi feito um mapeamento dos locais de riscos. Atualmente as localidades que mais preocupam são Recanto, São Cristovão, Nova Cidade, Cidade Praiana, Extensão do Bosque, Gelson Apicelo, Mar do Norte, Casa Grande e Âncora, que juntas reúnem cerca de mil famílias vivendo em áreas que sofrem com alagamentos.
Esses bairros já estão recebendo um trabalho de limpeza de bueiros, de terrenos e retirada de lixo e entulhos. O Comandante da Defesa Civil municipal, Erick Alves, destaca que as famílias residentes em áreas de risco destas localidades devem ficar atentas no período de muita chuva e aos sinais naturais, como inclinação de muros e postes, além de rachaduras das paredes dos imóveis. “Ao perceber qualquer problema é preciso ligar para 199 e pedir ajuda. A Defesa Civil conta com um plantão 24 horas”, disse.
O comandante também destacou que a população tem papel fundamental para mudar esse quadro de tragédias que ocorrem, principalmente, em áreas de encosta. “Eles não deveriam fazer construções nesses locais e também não devem jogar lixo morro abaixo. O ideal é plantar gramas ou capim nestas encostas, cujas raízes têm papel de segurar a terra, evitando assim os deslizamentos” destacou.
VISTORIA – Nesta quarta, dia 30, uma visita técnica foi realizada na Rua Fonseca, na Travessa 2, na localidade de São Cristóvão. “Estamos aqui para estudar uma ação eficaz que trará mais segurança, uma vez que o risco de desabamento existe nesse local. Precisamos preservar a vida e o patrimônio de vocês”, disse a Secretária de Bem–Estar Social, Rose Santos, aos moradores. “Nossas assistentes sociais, representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estão presentes para de fato resolver esse problema”, completou.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social