Prefeitura de Rio das Ostras e Detran-RJ orientam alunos sobre trânsito responsável

Estudantes do Ensino Médio foram alertados sobre os riscos de dirigir alcoolizado e não respeitas os limites de velocidade

Adolescentes de Rio das Ostras que em breve vão poder tirar carteira de habilitação estão sendo orientados a dirigir com segurança e alertados sobre os riscos do álcool e do excesso de velocidade. Isso foi possível graças a uma parceria da Secretaria de Educação com o Detran-RJ, que trouxe para a Cidade o Projeto Trânsito Responsável. Nesta quinta-feira, 13, nos horários da manhã e da tarde, estudantes do Ensino Médio do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) assistiram a apresentação do projeto.

“Este ano queremos desenvolver mais ações junto aos estudantes do Ensino Médio, já que a Rede Municipal atende a esse seguimento por meio do Curso de Formação de Professores do Imero. Nosso objetivo é preparar esses adolescentes, que já completaram ou estão próximos a completar 18 anos, para serem futuros motoristas responsáveis e conscientes”, afirma Fernanda Rezende, que está à frente dos programas de Educação para o Trânsito.

A educadora Fernanda lembra uma triste estática. Segundo dados nacionais fornecidos pelo DPVAT, em 2013, a maior incidência de indenizações pagas foi para vítimas de acidentes de trânsito jovens, entre 18 e 34 anos, representando 51%.

PROJETO – Durante a apresentação do Detran, o estudantes assistiram a um vídeo com depoimentos de pessoas, especialmente jovens, envolvidos em acidentes causados por condutores imprudentes. O clipe de “O dia que não terminou”, da banda Detonautas, e uma entrevista com o vocalista Tico Santa Cruz, padrinho do projeto, também foram exibidos para os alunos. Em seguida, todos participantes puderam fazer perguntas e foram sorteadas camisas do Projeto Trânsito Responsável.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.