Prefeitura de Rio das Ostras discute Plano de Contingência de Redução de Riscos
Equipe da Defesa Civil apresentou o projeto, que envolve todos os setores municipais
Antecipando-se a situações de risco e como forma de prevenir tragédias e danos, como os causados no período das cheias de verão, a Defesa Civil de Rio das Ostras trabalha no desenvolvimento do Plano Municipal de Redução de Riscos. Na segunda-feira, dia 15, o plano foi discutido em reunião entre o prefeito Sabino e secretários municipais.
Durante o encontro, o subsecretário, o coronel. Eric Silva e o coordenador da Defesa Civil, Eric Schuller apresentaram avanços importantes na prevenção de tragédias, como a instalação de duas estações meteorológicas, que informam o volume de chuvas registrado no município. As estações foram instaladas em Nova Cidade, próximo à ponte situada no final da rua Bangu, e no Rio Jundiá, próximo à rua das Bromélias, no Âncora. As informações podem ser acompanhadas pelo público no site do Inea – Instituto Estadual de Ambiente, e possibilitam que as autoridades tracem as ações preventivas.
Rio das Ostras também conseguiu a doação por parte da Defesa Civil Estadual de 10 estações pluviométricas; dessas, cinco já devem ser instaladas até o final deste ano.
Pelos estudos da Defesa Civil, a cidade atualmente registra cinco áreas de riscos de alagamento e deslizamentos, no Âncora, Palmital, São Cristovão, Nova Cidade e Rocha Leão. Nessas áreas, o órgão já interditou cerca de 50 imóveis.
No dia 29 de novembro, o município participará do simulado de ação de prevenção no Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo