Prefeitura de Rio das Ostras contém nova invasão em área de proteção
Ações contam com apoio do 32o Batalhão da Polícia Militar e do Instituto Estadual de Ambiente- INEA
Equipes das Secretarias de Segurança Pública, do Ambiente e de Obras de Rio das Ostras voltaram a conter invasões em área de preservação nesta semana. Na terça-feira, dia 5, foram removidos piquetes de demarcação de lotes no Manguezal – Unidade de Conservação Municipal.
A ação contou ainda com a presença de homens do Batalhão da Polícia Florestal e do Instituto Estadual do Ambiente – Inea.
A ocupação em área de preservação permanente é proibida conforme Lei Federal no 9605, de 1998. De acordo com o secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, os danos causados por invasões ao Manguezal são imensuráveis, uma vez que atingem sítios de reprodução de caranguejos, além de destruir parte da flora por desmatamento.
Na Rua São Jorge, no Liberdade, cerca de 600 metros quadrados já foram desocupados. Na ação desta manhã, não foram encontradas pessoas no local.
No local também foram derrubadas algumas construções irregulares feitas de tijolos e cobertas por telhas de amianto.
Os possíveis responsáveis pelo crime ambiental estão sendo conduzidos para a 128 a Delegacia da Polícia Civil.
A população pode e deve ajudar a coibir invasões em áreas de preservação, denunciando à Secretaria Municipal do Ambiente pelo telefone (22) 2771-5406.
AÇÕES- Nos últimos meses, mais de quatro ações de remoção de construções irregulares foram realizadas no local, reunindo várias secretárias da Prefeitura de Rio das Ostras. A última aconteceu no dia 31 de março.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social