Prefeitura de Rio das Ostras assina convênio com a Fiperj para beneficiar pescadores do Município
Termo de Cooperação Técnica é o primeiro convênio que a atual Administração Municipal firma com o Governo do Estado
O prefeito de Rio das Ostras, Sabino, e o vice-prefeito, Gelson Apicelo, receberam nesta quarta, dia 13, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pesca, Felipe Peixoto. Durante o encontro, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Rio das Ostras, com o objetivo de promover a aquicultura e a pesca no Município.
O Termo de Cooperação Técnica é o primeiro convênio que a atual Administração Municipal firma com o Governo do Estado. Na ocasião, o prefeito Sabino estava acompanhado do secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Fidélis Rangel, demais secretários de Governo e representantes dos pescadores e produtores locais.
Durante a reunião, também ficou acertado o início do funcionamento do entreposto pesqueiro. “Nosso desafio é que nos próximos dois anos possamos valorizar o produto da atividade do pescador e de sua família, sempre agregando valor ao pescado. Para isso, temos que colocar em funcionamento o entreposto de pesca, para a entrega do pescado. Nosso objetivo é fechar um ciclo beneficiando os trabalhadores do campo e da pesca”, destacou Sabino. Além do entreposto, será criado um programa de prevenção ao câncer de pele, doença que acomete pescadores e produtores, por sua exposição ao sol.
O secretário Felipe Peixoto se mostrou animado com a possibilidade de retomar parcerias com o Município, lembrando que a Fiperj já apoia a Prefeitura de Rio das Ostras na realização do Festival de Frutos do Mar. Ele também destacou o empenho que o prefeito Sabino demonstra com o setor da pesca. “Ele sempre lutou para que o Estado do Rio tivesse uma pasta dedicada à pesca”, lembrando do Conselho Estadual da Pesca, criado a partir de uma iniciativa de Sabino durante sua atuação como deputado estadual.
Convênio
Entre as ações propostas estão monitoramento de dados de produção pesqueira; orientação das atividades em parceria com o segmento da pesca, visando o crescimento do setor; estímulo à produção da maricultura, psicultura continental e ranicultura; e a participação nos conselhos gestores das unidades de conservação ambiental, facilitando a comunicação com os pescadores e aquicultures que atuam dentro ou perto dessas áreas.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo