Prefeitura concentra serviços e agiliza manutenção de escolas

Projeto Conservando Escolas prioriza necessidades emergenciais das unidades, com uso racional dos recursos públicos

Concentrar diferentes esforços foi a forma encontrada pela Prefeitura de Rio das Ostras para agilizar as demandas de manutenção das unidades de ensino do município. Para acelerar os reparos necessários, foi criado o projeto “Conservando Escolas”, que conta com uma unidade de trabalho e uma equipe integrada por técnicos das secretarias de Educação, Obras e da empresa contratada para realização dos serviços. Somente nestes dois primeiros meses, o programa já atendeu cerca de 1mil solicitações.

Nesta segunda-feira, 13, o secretário de Obras, Wayner Fajardo, os engenheiros Gil e Selso José da Silva , além do representante da Secretaria de Educação, Sérgio Fernandes, visitaram unidades de ensino para acompanhar os trabalhos.
O objetivo da iniciativa é resolver, de forma rápida e eficiente, problemas como falta de energia elétrica, vazamentos, reparos de portas quebradas e sanitários além de poda de árvores, entre tantas outras demandas e também serviços de reformas e pintura. Os casos emergenciais são resolvidos de forma imediata. Os problemas mais complexos exigem a elaboração de projetos.
AGILIDADE E MENOR CUSTO – De acordo com o secretário de Obras, Wayner Fajardo, a medida proporciona mais transparência nos contratos junto às empresas terceirizadas e mais agilidade na realização dos trabalhos, além de reduzir custos, já que existe um profissional capacitado que avalia o trabalho a ser executado.
Em levantamento realizado pelo grupo, foi constatada a necessidade de recuperação imediata de três “castelos de água”, que sofreram corrosão, colocando em risco sua sustentação. Esse trabalho deve começar em até15 dias. Nesse caso, em especial, a ação do projeto reduzirá em 1/5 o valor da obra. Essa fase emergencial deve durar pelos próximos 60 dias, já que existia uma demanda muito grande na rede.

O projeto já contabiliza bons resultados, recebendo elogios dos professores, diretores e da comunidade. A diretora da Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, de Cantagalo, Patrícia Luz Vieira, comemora a agilidade dos trabalhos. A escola, que já existe há 12 anos, recebeu obras de reparo nas salas do serviço administrativo e agora o telhado será consertado.
Já a diretora da Escola Municipal Padre José Dílson Dórea, Gilcimara Sampaio, assumiu a unidade, no início do ano, com alguns problemas, que incluem obras não concluídas. De imediato, a equipe do Conservando Escolas está recuperando toda a rede elétrica, que, antes, sofria com constantes quedas de energia. O trabalho está sendo feito pela equipe após os turnos escolares, para não prejudicar as aulas.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.