Prefeitura anuncia mais de três mil vagas em projeto esportivo

Convênio permitirá aos moradores fazerem aulas gratuitas de Jiu-Jitsu

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e a Secretaria de Esporte e Lazer fizeram um convênio com a Equipe Grappling Fight Team, a maior academia de Jiu-Jitsu do Brasil. A assinatura do documento aconteceu dia 9, e marcou o início do Projeto “Arte Suave pela Paz”, idealizado pela equipe de professores da arte marcial, que são guardas municipais. O objetivo do projeto é oferecer aulas gratuitas a 3,5 mil moradores de Rio das ostras, com idade a partir de seis anos. As inscrições começam na terça-feira, dia 14, e se encerram quando as vagas forem preenchidas. O início das aulas está marcado para 15 de janeiro.

O Projeto Jiu-Jitsu – “Arte Suave pela Paz” será realizado duas vezes por semana, em seis pólos: Cidade Praiana, Jardim Campomar, Nova Cidade, Jardim Mariléa, Âncora, Mar do Norte e Rocha Leão.

A Secretaria de Ordem Pública será a responsável pela cessão dos professores, a Secretaria de Esporte e Lazer, pela estrutura física, e a GF Team, pela capacitação técnica da equipe de Rio das Ostras.

Segundo o coordenador do Projeto, Anderson de Almeida, os seis professores de Jiu-Jitsu que são guardas municipais participam de capacitações periódicas na escola da equipe GF Team. Ele explica que isso é resultado do projeto de ensino da arte aos filhos de guardas municipais, criado há alguns anos pela Secretaria de Ordem Pública. “A experiência foi tão boa que alguns moradores pediram e nós abrimos para que outras pessoas, sem qualquer vínculo com a Secretaria, pudessem participar”, disse De Almeida, destacando que ampliação dessa iniciativa resultou no Projeto Jiu-Jitsu – “Arte Suave pela Paz”.

TRADIÇÃO – O nome Jiu-Jitsu significa “Arte Suave”. O coordenador De Almeida, praticante da arte há 11 anos, declara que é perceptível a mudança de comportamento em muitos praticantes. “O Jiu-Jitsu trabalha tanto a parte física quanto a psicológica. Dessa maneira, percebemos que muitos alunos melhoram suas condutas diante da família, além de serem influenciados na melhoria do rendimento escolar”, explicou.

A Equipe Grappling Fight Team foi criada em 1996, na Universidade Gama Filho e hoje possui representantes em diversos Estados do Brasil e nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

De acordo com o site oficial, apesar de se tornar mais popular no Japão, a história do Jiu-Jitsu começou na Índia, há mais de dois mil anos atrás. A arte marcial chegou ao Brasil em 1917 e foi difundida pela família Gracie.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.