Prefeito de Rio das Ostras pede auxílio ao Estado para garantir abastecimento e melhorias na Saúde
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, se reuniu nesta terça-feira, dia 11, com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza, na sede da pasta, na capital fluminense. A pauta foi o sucateamento da rede municipal.
O prefeito solicitou ajuda para abastecimento com medicamentos e insumos, além de conserto de equipamentos e apoio logístico para atender à secretaria.
A auditoria realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde detectou um prejuízo inicial de R$ 5 milhões em medicamentos e insumos que perderam a validade, além de equipamentos sucateados e da precariedade na infraestrutura das unidades de saúde.
“Tivemos uma conversa franca, mostramos a realidade herdada da última gestão, com péssimas condições de atendimento na saúde do município e um problema grave na parte de infraestrutura das unidades de saúde e no Pronto Socorro. O secretário foi muito sensível e se prontificou a ajudar na questão da limpeza, com equipamentos e no abastecimento neste primeiro momento, para não paralisarmos o atendimento”, disse o prefeito.
O socorro solicitado por Carlos Augusto prioriza o estoque de medicamentos e insumos a médio e longo prazo, bem como apoio na infraestrutura das unidades de saúde, que estão com condições insatisfatórias, necessitando de manutenção.
Um levantamento com a listagem dos medicamentos e de todos os equipamentos foi entregue ao secretário estadual de Saúde. Entre os equipamentos prioritários estão: endoscópio, videolaparoscópio e tomógrafo do pronto socorro municipal.
Carlos Augusto também aproveitou o encontro para debater estratégias de combate e prevenção à dengue, zika e chikungunya na cidade. “Foi uma conversa sobre a importância da prevenção e do tratamento correto das doenças, discussão de estratégias para combater a proliferação do mosquito transmissor. Temos que envolver a população na prevenção, eliminando os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.
O encontro contou com a participação do deputado estadual Edson Albertassi, do secretário municipal de Saúde de Rio das Ostras, Marcelino Borba, e da subsecretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, a Rosinha.
FONTE: SECOM -PMRO