Portadores de necessidades especiais visitam seus trabalhos
Portadores de necessidades especiais visitam seus trabalhos expostos em mostra
Integrantes do projeto vencendo Barreiras, da Prefeitura de Rio das Ostras, fizeram bromélias com garrafa PET
Os integrantes do Projeto Vencendo Barreiras, da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, visitaram seus trabalhos expostos na mostra “Natureza e Resistência”, no Parque dos Pássaros na última quinta-feira, dia 10. A mostra faz parte do Projeto Natureza e Arte – parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação- e é resultado de uma oficina de artesanato e reciclagem. Na exposição, garrafas PET se transformaram em bromélias de vários tamanhos. Os participantes gostaram tanto do resultado que querem fazer a oficina novamente.
“Muitos deles não acreditavam que tinham habilidade para trabalhos artísticos manuais e, a partir da oficina, puderam desenvolver a criatividade e trabalhar a consciência ecológica. O sucesso foi tanto que estamos pensado em repetir a dose”, explicou a terapeuta ocupacional Luciana Pereira.
Joy Morgan, de 33 anos, foi uma das que se surpreendeu com o resultado. “Não achei que ia conseguir pintar. Não ficou retinho, mas gostei do resultado”, brincou Joy que possui problemas de coordenação motora após uma neurotoxoplasmose. “Estou no projeto desde o início e hoje sou uma pessoa muito mais tranquila e faço várias atividades com o grupo como hidroginástica, fisioterapia e informática”
Cláudio Marcelo Lopes, 33 anos, gostou das oficinas e do resultado, mas, para ele, a troca de experiência entre os participantes é o mais importante. O ex-guarda vida do Corpo de Bombeiros há nove anos lesionou a medula em um acidente de moto, perdendo o movimento das pernas e, com a ajuda do projeto, superou o trauma inicial. “Ajuda muito você ouvir as histórias e saber que não está sozinho afinal, a vida continua”.
Vencendo Barreiras- O Programa Vencendo Barreiras atende portadores de necessidades especiais em encontros com aulas de dança e teatro, oficinas de artesanato, atendimento de fonoaudiologia e demais especialistas
FONTE: Secretaria de Comunicação Social