População se engaja na luta contra a dengue em Rio das Ostras
Guardas e profissionais do transporte público municipal estão orientando motoristas e passageiros quanto à prevenção da doença
O feriadão da Semana Santa foi marcado pela presença de dezenas de guardas municipais, guardas sanitários, agentes comunitários de saúde e motoristas de vans engajados no combate à dengue. O objetivo foi orientar principalmente os veranistas, que freqüentam a cidade apenas em algumas ocasiões, o que dificulta aos profissionais de saúde a inspeção de possíveis focos do mosquito em suas casas. Cerca de 25% das residências do município ficam fechadas na baixa temporada.
Depois de serem capacitados, 80 guardas municipais e mais de 400 profissionais ligados ao transporte público municipal distribuíram a motoristas e passageiros material informativo sobre a doença e as formas de prevenção.
O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, explica que tanto os guardas municipais quanto os permissionários, com apoio das cooperativas de transporte público, se sensibilizaram com o aumento de casos da doença no município e se prontificaram a contribuir para evitar a proliferação do mosquito.
Dando continuidade aos trabalhos contra a dengue em Rio das Ostras, a equipe da Educação em Saúde da Vigilância Sanitária continua capacitando pessoas para atuar em conjunto com os profissionais.
Além dessas 480 pessoas voluntárias no trabalho coletivo de combate à dengue, a Secretaria de Saúde possui guardas sanitários e agentes de saúde atuando diretamente na orientação aos moradores e inspeção dos locais para detectar e eliminar possíveis focos do mosquito.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social