População participa da construção de Plano de Saneamento de Rio das Ostras
Oficina promovida no último dia 9 reuniu cerca de 150 pessoas de diferentes setores da sociedade
A participação da população é fundamental para que a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico tenha êxito. Na noite de quarta-feira, 9 de março, mais uma etapa para a confecção do plano foi concluída, com a realização de uma oficina aberta, que contou com a participação de cerca de 150 moradores de diversas localidades do Município.
O objetivo foi traçar um diagnóstico dos problemas relacionados à drenagem, distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto. Além disso, foram eleitos delegados que representarão os moradores do Município durante as etapas de constituição do plano.
De acordo com o coordenador de Saneamento da Secretaria de Saúde, Alexandre Beleza, a participação popular contribuiu para que o resultado da oficina fosse positivo.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos nesta Oficina de Diagnostico Participativo. Estas informações levantadas pela sociedade contribuirão significativamente na elaboração e alcance de um plano que reflita a real necessidade de nosso Município”, destacou.
A próxima reunião acontecerá no dia 11 de abril. A consultoria responsável pela confecção do plano, a equipe técnica da Prefeitura e os delegados eleitos pelos participantes da oficina irão discutir e consolidar os dados levantados nesta etapa de diagnostico.
O plano vai definir as diretrizes para os próximos anos no setor. No dia 19 de fevereiro, gestores e técnicos da Administração Municipal, representantes do Legislativo, do Inea – Instituto Estadual do Ambiente, das concessionárias Odebrecht Ambiental e Cedae e o consultor especializado Roberto Rúbio se reuniram para a apresentação das etapas de constituição do Plano. As fases, envolvem levantamento de dados, elaboração de um diagnóstico da atual situação do Município e a apresentação das propostas, definindo metas de ajuste a serem promovidas a curto, médio e longo prazos relativo ao saneamento básico. Posteriormente, o documento será submetido à Câmara Municipal para que seja analisado e aprovado.
Morador do Village, Guilherme Brambilla, elogiou a iniciativa. “É necessário que o poder público esteja inteirado com a comunidade. No Village, montamos uma comissão para buscar melhorias. Hoje, muitos moradores estiveram presentes em busca de melhorias para o nosso bairro. Estamos cobrando de forma inteligente e os representantes da Prefeitura estão sendo muito solícitos. Esperamos que tenham a mesma postura para a execução das obras que precisamos”, disse.
FONTE:
Departamento de Jornalismo